Dia de Finados: Após aval do Estado, cidades da Baixada Santista liberam visitação nos cemitérios

A abertura dos cemitérios depende da autorização dos municípios. A data costuma reunir milhares de pessoas para homenagear parentes e familiares

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/10/20  -  16:18
A prefeitura de Santos ainda não definiu se os cemitérios da Cidade vão reabrir no Dia de Finados
A prefeitura de Santos ainda não definiu se os cemitérios da Cidade vão reabrir no Dia de Finados   Foto: Nirley Sena/ AT

O governador João Doria (PSDB) liberou a reabertura dos cemitérios paulistas, sem restrições, para visitas no feriado do Dia de Finados (2). Com o aval do governo estadual, as cidades da região começam a definir um plano de reativação dos espaços municipais. Santos ainda avalia as condições exigidas para a retomada segura da visita aos cemitérios.  


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


A liberação para a visita foi informada, nesta segunda-feira (26), na coletiva diária do governador no Palácio dos Bandeirantes – sede do Executivo estadual. A abertura dos cemitérios depende da autorização dos municípios. A data costuma reunir milhares de pessoas para homenagear parentes e familiares. 


“O Centro de Contingência (do Estado) não estabeleceu nenhuma restrição aos cemitérios. Recomenda expressamente a quem for, que usem máscara, evitem aglomerações e respeitem o distanciamento social”, afirmou o governador. 


Ao menos oito das nove cidades da Baixada Santista já definiram as regras para visitação dos espaços. As administrações destacam as orientações para se evitar aglomeração e uso de máscaras. A exceção é Santos, que afirma avaliar as condições exigidas para a retomada segura da visita aos cemitérios. “A definição deve ser nesta semana”, informa, por meio de nota. 


Segunda mais populosa cidade da região, São Vicente destaca que não haverá restrições para quem entrar direto no local. “Quem precisar de informações na recepção, receberá álcool em gel nas mãos e terá a temperatura aferida”. No cemitério vicentino, a visitação será das 8 às 18 horas. 


No Guarujá, as visitações aos cemitérios da Cidade não haviam sido proibidas devido a pandemia do novo coronavírus. No Dia de Finados, os espaços vão funcionar das 8 às 17 horas, com os funcionários orientando sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento social. Além disso, as unidades disponibilizarão álcool em gel para que os visitantes higienizem as mãos. 


Já Praia Grande definiu que o Cemitério Morada  funcionará, excepcionalmente, das 7 às 18 horas, com eventos religiosos programados, seguindo protocolos de segurança sanitária devido à pandemia do Covid-19. Na ocasião, não será permitida a montagem de tendas em frente do local pelas entidades religiosas, além disso também não será permitida a presença de ambulantes no espaço e arredores.


Já o Cemitério Municipal de Cubatão ficará aberto, com esquema especial, para visitação das 8 às 17 horas. A administração afirma manter “equipes para o controle do acesso ao cemitério e dar suporte aos visitantes para evitar aglomeração”. 


Itanhaém diz fazer o monitoramento de controle para acesso aos cemitérios seguindo os protocolos do Ministério da Saúde (medição de temperatura, orientação ao distanciamento, entre outros). O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas. Mongaguá liberou a visita ao espaço no final de semana, ampliando em duas horas o funcionamento no Dia de Finados (que será da 6h às 18h). 


Bertioga manterá a visitação das 7 às 17 horas. “Estão proibidas atividades que geram aglomeração como culto e missa”, informa a prefeitura, por meio de nota. Já Peruíbe estabeleceu que o cemitério funcionará sábado, domingo e segunda-feira das 8h às 17h. E, em respeito ao distanciamento social, este ano não haverá a realização de missas.


Logo A Tribuna
Newsletter