'Dersa vai ser extinta até o fim deste ano', garante governador João Doria

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, tucano aponta privatização como solução final para os problemas nas travessias de balsas

Por: De A Tribuna On-line  -  20/03/19  -  16:00
  Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Responsável pelas travessias de balsas na Baixada Santista e Litoral Norte, a Dersa está com os dias contados. Em entrevista ao "Jornal Gente", da Rádio Bandeirantes, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi categórico ao dizer que a empresa deixará de existir até o fim deste ano.


O tucano foi questionado sobre as recorrentes reclamações de usuários do sistema de transporte. Na manhã desta quarta-feira (20), a travessia entre Santos e Guarujá contava com quatro das seis embarcações em funcionamento. O tempo de espera, do lado de Santos, chegou a 40 minutos, enquanto a fila em Guarujá era de uma hora. Segundo Doria, o problema só será solucionado com a privatização.


"Primeiro, a Dersa vai ser extinta até o fim deste ano. Segundo, todo o sistema de balsas já foi revisto. O que vai resolver definitivamente é a privatização. Todo o sistema vai ser privatizado aqui em São Paulo, e este ano já. Tanto o Litoral Norte, quanto a Baixada Santista e o Litoral Sul", disse o chefe do Executivo paulista.


O governador ainda garantiu que, após a concessão, a travessia de balsas contará com um equipamento moderno e sistema eficiente, sem que isso reflita no aumento da tarifa. Atualmente, no trajeto Guarujá-Santos, automóveis e caminhonetes pagam R$ 12,30. Já para motocicletas, motonetas, ciclomotores, carrinhos de sorvete e similares, a tarifa fica em R$ 6,20. O tucano disse acreditar que conseguirá avançar nesta questão, também até o fim deste ano.


Travessia foi comprometida por temporal que atingiu a Baixada Santista na tarde de sexta-feira
Travessia foi comprometida por temporal que atingiu a Baixada Santista na tarde de sexta-feira   Foto: Rogério Soares/AT

Sem problema no carnaval


João Doria ainda fez questão de destacar que, durante o período do carnaval, não houve problemas nas balsas, tanto na Baixada Santista quanto no Litoral Norte. 


"Não tivemos problemas nas balsas. Nem no Litoral Norte, nem na Baixada Santista, nem no Litoral Sul. Se houve algum problema pontual ontem ou hoje, vamos corrigir. Mas, eu acompanhei, inclusive com transmissões ao vivo feitas por profissionais da Dersa, sob o comando do João Octaviano [Machado Neto], nosso secretário de Transportes e Logística, cujo secretário-executivo estava no Litoral Norte, por nossa recomendação, acompanhando o serviço. Não havia fila", disse o governador.


Promessa de campanha


Desde o período eleitoral, o governador João Doria já havia expressado a intenção em privatizar o sistema de balsas. Em entrevista para A Tribuna On-Line, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, reafirmou a ideia de entregar o serviço para a iniciativa privada.


"Temos uma necessidade grande de avançar na travessia Santos-Guarujá. Trabalhamos pontualmente no carnaval, e desde o começo do ano, na melhora no tempo de espera. E melhorou em torno dessas ações. Mas, acreditamos que a solução final é a partir da privatização desse processo", comentou Vinholi.


Logo A Tribuna
Newsletter