Deputado faz apelo para que Doria revise atual configuração do Sistema Anchieta-Imigrantes

Kenny Mendes defende que Rodovia dos Imigrantes seja utilizada apenas por veículos de passageiros, incluindo ônibus fretados e de linha

Por: De A Tribuna On-line  -  23/05/19  -  11:26
Concessionária pode recorrer da multa para avaliação da Artesp
Concessionária pode recorrer da multa para avaliação da Artesp   Foto: Reprodução/Ecovias

O deputado estadual Kenny Mendes, o Professor Kenny (Progressistas) fez um apelo, ao governador João Doria (PSDB), para  que a atual configuração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) seja revista. O pronunciamento foi realizado na tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), durante a sessão da última terça-feira (21)


O parlamentar defende que a Rodovia dos Imigrantes seja utilizada apenas por veículos de passageiros, incluindo ônibus fretados e de linha, enquanto a Via Anchieta fique reservada exclusivamente para os caminhões. Ideia também defendida pelo deputado estadual Matheus Coimbra Martins de Aguiar, o Tenente Coimbra (PSL).


Desde 2013, quando ainda era vereador em Santos, Kenny realizou uma série de audiências públicas para tratar do tema. “Não é uma vontade apenas dos usuários de carros, motos e ônibus, que muitas vezes têm de dividir espaço com carretas transportando produtos perigosos, mas dos próprios caminhoneiros”, afirmou o progressista. “Hoje eles são obrigados a trafegar em fila pela faixa direita da Anchieta. Com a mudança, os caminhões sem carga poderiam utilizar a da esquerda”, emendou.


Nesta terça-feira, uma colisão entre duas carretas interditou um trecho de serra da pista norte (sentido Capital) da Rodovia dos Imigrantes. O acidente ocorreu na altura do Km 54, em Cubatão. Um dos veículos transportava gasolina, e parte do produto foi despejada na pista. De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o SAI, o o tráfego ficou totalmente bloqueado por quase sete horas, desde as 10h21.


O progressista disse que, durante uma das audiências públicas, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) justificou que a alteração não seria possível por conta de um erro existente no projeto da nova Imigrantes, que a tornou inclinada em demasia para a descida de veículos maiores (declividade de 6%).


“Estudos técnicos, porém, apontam que apenas ônibus fabricados até 1995, os que ainda não possuíam a tecnologia de ABS (sistema antibloqueio de frenagem), estariam impedidos de trafegar ali”, comentou o parlamentar.


Kenny lembrou aos demais parlamentares que à época, diante do impasse envolvendo a Imigrantes, apresentou uma  proposta alternativa à Artesp: a liberação da atual pista descendente (nova) para a subida de veículos com passageiros e a utilização da pista ascendente (antiga) para a descida.  “Após a sugestão, encerrou-se o diálogo. Talvez porque a Artesp não tivesse mais argumentos”, finalizou o deputado. 


Mudanças


Em nota, a Artesp informa que ainda não possui estudos sobre esse tipo de alteração do fluxo. Também esclarece que uma eventual mudança demandaria uma série de alterações operacionais do sistema e obras estruturais profundas ao longo de todo o segmento rodoviário, tanto no planalto quanto na Baixada, para ajustes em acessos, geometria de curvas, sistemas de interligação do Sistema Anchieta Imigrantes (SAI), áreas de escape, entre outros aspectos de técnicos.


A agência informa que não há comprovação de que a inversão seria capaz de ampliar a capacidade de tráfego, bem como não viabilizaria a descida de veículos comerciais.


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