Deputada pede financiamento para moradores comprarem áreas da União na Baixada Santista

Rosana Valle pediu a ampliação do parcelamento das taxas cobradas este ano

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/07/20  -  14:49
Rosana Vale em reunião com integrantes do SPU
Rosana Vale em reunião com integrantes do SPU   Foto: Reprodução

A deputada federal Rosana Valle (PSB) vai solicitar junto a Caixa Econômica Federal a criação de uma linha de financiamento a juros baixos. O objetivo é fazer com que moradores consigam comprar áreas da União de forma facilitada e parcelada. 


A decisão ocorreu após Rosana se reunir com a Secretaria de Patrimônio da União para falar sobre o valor das taxas de ocupação enviadas neste ano, com reajuste acima de 21%. O fato gerou diversas queixas de moradores da Baixada Santista. 


Vale lembrar que a região conta com aproximadamente 40 mil imóveis com moradores pagando taxas de ocupação. 


A SPU respondeu a parlamentar que não pode, por força de lei, reduzir agora o valor das taxas já lançadas e que calcula tal cobrança a partir do envio, pelas prefeituras, da Planta de Valores Genéricos das cidades.


A deputada pediu ao menos a ampliação do parcelamento da cobrança, por conta da atual pandemia que estamos vivendo. Rosana também pedirá a diluição do valor da taxa de 2020 nas próximas reuniões.


A ideia é garantir a possibilidade de compra destes terrenos. Por meio de um financiamento facilitado  para os moradores mais carentes, uma vez que a cobrança das taxas do SPU afeta várias pessoas. 


A SPU informou que o escritório de Santos está sendo preparado para atender a todos os cidadãos que vivem em áreas da União, tanto presencialmente como pela internet.


TPPS


Na reunião, Rosana Vale também pediu a SPU a cessão de uma área no Terminal Público de Pesca de Santos (TPPS) para um projeto de recuperação. Contudo, foi informado que em ano eleitoral, a lei veda a cessão dessas áreas. 


Logo A Tribuna
Newsletter