Débito ou crédito: Tome cuidado para não cair em golpes

Problemas envolvendo os cartões dos brasileiros são muitos e é preciso atenção do consumidor

Por: Da Redação  -  28/01/20  -  11:54
  Foto: Divulgação/EBC

No débito ou no crédito? Já é difícil imaginar nosso dia a dia sem os cartões. Não são poucas as pessoas que quase nunca veem as notas na carteira e sóutilizam o dinheiro de plástico. Apesar disso-ou até por isso-,os problemas envolvendo os cartões dos brasileiros são muitos e é preciso atenção do consumidor.


Uma pesquisada Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL), o SPC Brasil e o Sebrae,mostrou que46% dos entrevistados já tinham sofrido algum tipo de golpe financeiro nos últimos 12 meses (a pesquisa foi lançada em agosto do ano passado).A estimativa era de que12 milhões depessoastivessemsido vítimas de golpes naqueleperíodo.Dentre estes, 25% tiveram o cartão de crédito ou débito clonados.


Com o avanço da tecnologia, os cartões receberam chips, o que diminuiu a possibilidade de clonagemnas comprasfísicas. Na internet, porém, o perigo existe,já que são preenchidos apenas formulários.Por isso, o gerente de projetos da CDNL, Daniel Sakamoto, alerta que o consumidor precisa ficar atento.


Primeiro,diz, é preciso entender que a segurança do cartão e o problema da clonagem é uma responsabilidade compartilhada. No que diz respeito ao consumidor, é preciso que, ao realizar uma compra, ele busque informações sobre a lojaque vai comprar. “Qual a reputação que ela tem nos sites de avaliação?O site onde as transações são feitas tem aquele cadeado na parte superior?”.


Fora isso, assim como já se acostumaram a ter antivírus no computador, os brasileiros precisam se habituar a ter este tipo de programa nos celulares. “Isso ajuda bastante a evitar problemas”, avalia o especialista.


No entanto, Sakamotoafirma que as empresas precisam garantir ambientes seguros para que os usuários realizem as operações. “Na maioria das vezes, as fraudes não são por parte daslojas. O problema é que elasdeixam brechas de segurança que possibilitam a ação de hackers”.


Clonaram o cartão. E agora?


Paraaqueles que tiveram o cartão clonado, o primeiro passo é avisar àinstituição financeira e registrar um boletim de ocorrência.“Apesar dos bancos tomarem a responsabilidade de não cobrar o que o cliente não comprou, isso pode levar um tempo”, afirma Sakamoto.


Presente


Agora, não é porque os chips reduziram a possibilidade de clonagem dos cartões que as comprar físicassão seguras. Pelo contrário, alguns golpes são aplicados debaixo do nariz dos consumidores.


Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Frebaban), muitos usam a chamada engenharia social, armadilhas que os golpistas criam para obter dados pessoais dos clientes. E aí, por ingenuidade,as senhas e outras credenciais de acessosão entreguesaos criminosos semque aspessoas percebam.


Confira no infográfico os principais golpes e como se proteger emuma compra física.


  Foto: Arte: Monica Sobral

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