Professores de Cubatão protestam contra contratação de novos profissionais sem concurso

Manifestantes se reuniram com faixas e cartazes no Paço Municipal

Por: De A Tribuna On-line  -  13/11/19  -  21:44
Professores fizeram protestos no Paço Municipal de Cubatão
Professores fizeram protestos no Paço Municipal de Cubatão   Foto: Divulgação/ Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão

Professores da rede pública de Cubatão fizeram uma manifestação contra a contratação de novos educadores no Paço Municipal. Os protestos aconteceram na manhã desta quarta-feira (3) e contaram com a participação de 60 educadores.


A categoria reivindica o acordo que garante a jornada adicional dos professores concursados para 2020. O Projeto de Lei, criado pela prefeitura, não havia sido enviado à Câmara de Cubatão, impedindo a ampliação. De acordo com a presidente do Sindicato dos Professores de Cubatão, Nilza Bretas, a demora no envio pode prejudicar os professores da rede municipal no próximo ano. 


"O motivo real da manifestação é a demora no encaminhamento do PL à Câmara para votação. A atribuição de aulas para 2020, além de outras regulamentações dependem desse documento", explica. 


Desse documento depende a atribuição de aulas para 2020, além de outras regulamentações. A Prefeitura de Cubatão abriu vagas para contratação de professores em caráter emergencial, não sendo necessário realizar um concurso público. Ainda segundo os professores, os educadores concursados teriam condições de assumir estas aulas e que há profissionais suficientes no munícipio. Com isso, a contratação urgente não seria necessária.  


Segundo apurado por A Tribuna On-line, viaturas da Polícia Militar se deslocaram até o Paço Municipal para acompanhar a manifestação. De acordo com o grupo, eles temiam uma nova represália com o uso de balas de borracha e gases tóxicos, semelhante à ocorrida em 2018, mas ressaltam que as equipes não utilizaram de força. "Não precisava de tantas viaturas. Uma já bastaria para dar cobertura", afirma um professor que prefere não se identificar. 


Em nota, a Secretaria de Educação informou que na manhã desta quarta-feira (13), os professores foram recebidos pelas Secretarias de Gestão e Educação, quando parte das dúvidas foi esclarecida. Uma outra reunião com os representantes da categoria está agendada para a próxima segunda-feira (18), no Gabinete do prefeito. 


Já a Secretaria Municipal de Segurança Pública afirma que foi solicitada a presença da Polícia Militar apenas para acompanhar a movimentação dos professores e não houve registro de ocorrências. Ressaltou ainda que a manifestação foi pacífica. 


Em nota, a Polícia Militar foi chamada ao local para verificar uma possível perturbação da ordem no Paço Municipal de Cubatão. Com a chegada das equipes, os policiais constataram que os professores estavam em reunião com representantes da Prefeitura, pacificamente, não sendo necessária qualquer intervenção dos policiais. A corporação também ressalta que permaneceram apenas para garantir o direito de manifestação e segurança dos participantes  e demais pessoas.


Professores reclamaram da forte presença de policiais durante manifestação pacífica
Professores reclamaram da forte presença de policiais durante manifestação pacífica   Foto: Arquivo pessoal

Logo A Tribuna
Newsletter