Prefeitos de Cubatão e São Bernardo vistoriam a barragem do Rio das Pedras

Ademário Oliveira e Orlando Morando vão cobrar ações e transparência na gestão da Emae na Serra do Mar

Por: De A Tribuna On-line  -  31/01/19  -  12:30
Barragem foi construída para movimentar as turbinas da Usina Hidrelétrica Henry Borden
Barragem foi construída para movimentar as turbinas da Usina Hidrelétrica Henry Borden   Foto:  Matheus Pedral/ PMC

Os prefeitos de Cubatão, Ademário Oliveira, e de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, com técnicos da Defesa Civil das duas cidades, fizeram na última quarta-feira (30) uma vistoria técnica na Barragem do Rio das Pedras, localizada junto às escarpas da Serra do Mar e a montante da cidade de Cubatão, exatos 750 metros acima do nível do mar.


Os prefeitos estão preocupados com a falta de informações e de transparência sobre as condições da barragem de Rio das Pedras, além da inexistência de um plano de emergência e de evacuação (com alarmes sonoros), principalmente para a população de Cubatão e das cidades do litoral paulista.



Apesar de a vistoria técnica ser uma ação de prevenção, uma vez que segundo a Defesa Civil dos municípios não foi verificada nenhuma anomalia na estrutura, os prefeitos enviaram neste mesmo dia um relatório conjunto da inspeção na barragem à Emae - Empresa Metropolitana de Águas e Energia.

Eles solicitaram ainda ao diretor presidente da Emae, Ronaldo Souza Camargo, uma agenda conjunta, inclusive com a participação das Defesas Civis das cidades, para discutir os procedimentos de segurança e de gestão transparente da Barragem do Rio das Pedras.


Vistoria semestral


Entre outras questões, além do plano de emergência e de evacuação, os prefeitos vão solicitar à empresa todo o histórico de laudos técnicos e certidões de segurança da barragem. E a partir de agora vão exigir vistorias semestrais.


Logo A Tribuna
Newsletter