Novo secretário de Segurança pede paciência para instalação da GCM em Cubatão

Delegado aposentado, Wanderley Mange tomou posse como secretário municipal de Segurança Pública nesta segunda-feira (20)

Por: Por ATribuna.com.br  -  21/01/20  -  08:52
Wanderley Mange acredita que se isolamento não for seguido, cemitério não dará conta dos mortos
Wanderley Mange acredita que se isolamento não for seguido, cemitério não dará conta dos mortos   Foto: Marcus Cabeleiro/Prefeitura de Cubatão

O delegado aposentado Wanderley Mange tomou posse, nesta segunda-feira (20), como novo secretário de Segurança Pública de Cubatão. Durante a solenidade, Mange afirmou que a instalação da nova Guarda Civil Municipal será sua principal prioridade no cargo. No entanto, pediu paciência à população para a criação da GCM.


A criação da nova corporação foi aprovada em duas discussões na Câmara Municipal, por meio do Projeto de Lei 180/2019, em dezembro do ano passado.


"Pedimos à população paciência quanto à implantação efetiva da guarda. Não se trata de um processo que se desenvolve em curto prazo. Será preciso a realização de um concurso público para nomeação dos guardas, que vão passar por meses de treinamentos até o momento de atuarem no ofício", afirmou.


Segundo o secretário, a GCM de Cubatão terá um efetivo inicial de 100 homens. Todos serão uniformizados e armados. Mange afirmou que a presença da guarda servirá como importante força auxiliar das polícias Civil e Militar.


Durante seu discurso, o novo secretário também citou outros assuntos ligados à segurança pública da cidade, entre eles, sistema de câmeras de monitoramento e combate à violência doméstica.


Delegado de primeira classe da Polícia Civil, aposentado, Wanderley Mange substituiu Jefferson Cansou, que estava na função desde o início do mandato de Ademário Oliveira (PSDB). Ele seguirá na superintendência da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) de Cubatão.


Antes da nomeação, Mange ocupava o cargo de diretor-secretário do Poder Legislativo, na gestão do presidente da Câmara Municipal Fábio Roxinho (MDB).


Logo A Tribuna
Newsletter