A Administração fez uma nova proposta aos professores da rede municipal (Fábio Pires/TV Tribuna) A Prefeitura de Cubatão e os professores da rede municipal entraram em acordo, e a greve dos docentes terminou de forma definitiva. A decisão foi tomada nesta sexta (9), em assembleia dos educadores no sindicato da categoria (SindPMC). Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! A Administração fez uma nova proposta: reajuste salarial de 6%, o aumento de R\$ 80,00 no auxílio-alimentação mensal e correção do vale-refeição diário, de R\$ 34,74 para R\$ 40,00. “Adicionalmente, a proposta inclui a atualização da referência salarial inicial do cargo de Professor de Educação Infantil I (jornada de 40 horas semanais) para o valor de R\$ 5.000,13, que corresponde ao vencimento pago aos profissionais de nível superior do Executivo municipal”, diz a Prefeitura, em nota, ao citar profissionais como analistas, especialistas em serviços públicos e especialistas em Saúde. “Esta atualização terá efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro”, acrescenta. A nova oferta aconteceu ontem, durante a assembleia. Mais cedo, trabalhadores e o secretário de Gestão, João Roberto Barbosa, se reuniram para discutir os pedidos da categoria. “Foi um passo construtivo e essencial no processo de negociação. Foi apresentada nova e detalhada proposta, fruto de uma reavaliação interna e do diálogo contínuo, com o intuito de atender às expectativas dos servidores, dentro das possibilidades orçamentárias e financeiras do Município”, comentou o chefe da pasta. Deverá ser criada uma comissão de representantes do Poder Executivo e do SindPMC para tratar da reestruturação de cargos e vencimentos dos profissionais da educação. A presidente do SindPMC, Paula D’Albuquerque, considera ter havido “vitória”. “Conseguimos estabelecer nosso espaço de diálogo e que a Administração escutasse a nossa reivindicação, solucionando problemas.” A categoria ainda quer melhorias. “Com o comitê, vamos buscar o cumprimento do prometido.” Cubatão tem 1,8 mil professores em 54 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, onde estudam 15 mil alunos.