Família se revolta durante enterro em Cubatão ao ver caixões exumados jogados

Testemunha que acompanhava o enterro da tia classificou ato como 'desrespeitoso' e afirma não ter presenciado funcionários manuseando entulho para a retirada do local

Por: Juliana Steil  -  16/06/20  -  15:00
Atualizado em 16/06/20 - 15:16
Prefeitura de Cubatão afirma que itens foram retirados por funcionários minutos após serem deixados
Prefeitura de Cubatão afirma que itens foram retirados por funcionários minutos após serem deixados   Foto: Reprodução/Cubatão Publica

Imagens obtidas pelo portal de notícias G1 nesta segunda-feira (15) mostram caixões amontoados junto a peças de roupas no Cemitério Municipal de Cubatão. De acordo com a administração municipal, os objetos são provenientes de exumações que teriam ocorrido no mesmo dia.


No vídeo, é possível ver o momento em que o autor, que preferiu não se identificar, flagra o entulho formado por caixões quebrados e já utilizados. Peças de roupas e outros objetos não identificados também foram encontrados no montante. O homem chega a chamar a situação de 'desrespeitosa'.


Na publicação, a vendedora Sabrina Emidio do Valle, de 33 anos, afirma que também viu a situação durante o enterro de sua tia, no final da tarde do último sábado (13). "No caminho, levando o corpo [da minha tia], vi aquilo. Nunca vi caixões amontoados daquele jeito. É uma falta de respeito com as pessoas", afirma.


"É triste a gente passar no cemitério e ver aquilo, de cortar o coração. Já fui várias vezes naquele cemitério, desde pequena, e nunca tinha visto uma cena dessas na minha vida", diz.


A vendedora afirma que, por estarem em um momento delicado após a perda de um ente querido, aquela cena não deveria ser vista. "Não sei o procedimento de exumação, mas aquilo não poderia acontecer. É desnecessário, um momento muito triste", desabafa.


Ela afirma que, por volta das 17h, enquanto estava no cemitério, não presenciou a ação de funcionários naquele local para a retirada dos caixões. "Vi poucos funcionários trabalhando no enterro, mas não apareceu ninguém trabalhando naquele procedimento", afirma.


Em nota, a Prefeitura de Cubatão informou que as imagens teriam sido registradas no momento que os funcionários do cemitério faziam exumações, que fazem parte do cotidiano administrativo de todo cemitério e teria sido realizado ao longo do dia, terminando em horário de expediente, às 17h. Segundo a administração municipal, minutos depois, no mesmo dia, os materiais foram retirados do local e a manutenção, concluída.


O serviço de exumação é corriqueiro em qualquer cemitério. Quando completa o prazo de 5 anos do óbito, a exumação deve ser realizada para abrir espaço para novos sepultamentos. Consiste na retirada do caixão e dos restos mortais e, após a exumação, os restos mortais seguem para o ossário e o restante, é descartado.


Logo A Tribuna
Newsletter