Evento marca o lançamento das obras de urbanização da Vila Esperança, em Cubatão

Considerada a maior comunidade da região, as obras terão reflexos na balneabilidade das praias paulistas

Por: De A Tribuna On-line  -  30/03/19  -  21:58
Após a solenidade , o evento na Vila Esperança continuou com atrações para o público
Após a solenidade , o evento na Vila Esperança continuou com atrações para o público   Foto: Divulgação/ PMC

Uma solenidade marcou o lançamento oficial do projeto de Urbanização Integrada e Reassentamento de Moradias em Áreas de Risco e Proteção Ambiental da Vila Esperança, neste sábado (30), em Cubatão.


O ato solene começou com a manifestação da secretária de Habitação, Andrea Maria de Castro, que confessou estar "vivendo um sonho" com o início das obras e homenageou o presidente da Câmara Municipal, Fábio Alves Moreira, o Roxinho (MDB), pelo empenho e pelo apoio ao prefeito Ademário Oliveira (PSDB) para transformar o sonho em realidade. "Graças à perseverança do prefeito, com muitas idas e vindas ao Ministério das Cidades, em Brasília, conseguimos recuperar os recursos para este projeto que já estavam praticamente perdidos".


Roxinho, por sua vez, ressaltou o empenho do governo desde a recuperação dos recursos à regulamentação fundiária do bairro. O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Sidney Soares, reafirmou a parceria da instituição com a Prefeitura de Cubatão e deu o crédito a Ademário Oliveira: "Quando ele assumiu (em janeiro de 2017), a prefeitura não podia contrair empréstimos; hoje tem disponibilizado R$ 25 milhões".


Vocação 


Antes das bênçãos do padre Eniroque Ballerini, que encerrou a solenidade, Ademário Oliveira, morador há 35 anos do bairro, confessou sua emoção por estar proporcionando uma casa digna com melhor qualidade de vida aos moradores da Vila Esperança: "ninguém merece morar sobre palafitas".


Ademário enfatizou que "ser prefeito não é um sonho. É preciso ter vocação para ser político e, principalmente, precisa gostar de gente". Lembrou ainda dos tempos em que como vereador de Cubatão brigava por um projeto sério de urbanização para a Vila Esperança: "Uma comunidade com seus 35 mil habitantes é maior do que 70% dos municípios brasileiros que têm menos de trinta mil", e completou: "Hoje estamos iniciando a maior obra de urbanização do Brasil. Finalmente conseguimos"!


O projeto 


Na primeira fase do projeto serão realizadas obras de infraestrutura com o aterro de áreas sujeitas a alagamento e serviços básicos como rede de abastecimento de água e esgoto, iluminação pública, abertura de praças, ruas, ciclovias. Nessa primeira fase -  com previsão de dois anos - serão construídos 80 apartamentos em cinco blocos de cinco andares, duas escolas (educação infantil e ensino fundamental) - e áreas para práticas desportivas e playground. Na segunda fase estão previstos mais 720 apartamentos. O custo total do projeto é de R$ 130 milhões.

Após a solenidade de abertura e da visita do prefeito ao canteiro das obras, o evento na Vila Esperança continuou com recreação infantil, shows musicais, atividades sociais, culturais e esportivas e campanhas de saúde.


Logo A Tribuna
Newsletter