Cubatão segue com ações de combate à dengue

Agentes de endemia realizam mais de 13 mil visitas entre abril e maio

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/06/20  -  00:48
Baixada Santista recebe R$ 15,4 milhões em repasses do ICMS
Baixada Santista recebe R$ 15,4 milhões em repasses do ICMS   Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

As equipes de Agentes de Endemias (ACE) do Programa de Combate às Arboviroses de Cubatão continuam orientando a população quanto à dengue. Nos meses de abril e maio foram realizadas 13.328 visitas por toda a cidade. Até 4 de junho, a cidade registrava 341 casos.


Apesar da necessidade de manutenção das visitas, o Serviço de Zoonoses destaca que as equipes têm sofrido resistência e deparam-se com um número considerável de casas fechadas. A cada 10 visitas, 6 delas são interrompidas por falta de acesso.


O Departamento de Vigilância à Saúde, do qual faz parte o Serviço de Zoonoses, destaca que as visitas dos agentes de Endemias são preparadas de acordo com diretriz do Ministério da Saúde para o período da pandemia. O agente é orientado a entrar apenas em quintais e área externas (peridomicílio). O funcionário não pode entrar caso haja idoso ou suspeito de Covid-19, além de manter distanciamento adequado e seguro durante a visita.


Todos os agentes receberam equipamentos de proteção individual (EPIs) e treinamento para uso correto. Possuem uniformes (camiseta) e crachá, estando assim devidamente identificados. Em caso de dúvida, os moradores podem ligar para o telefone da Zoonoses (3375-2259) e informar o nome completo do agente para confirmar a procedência.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter