Chuvarada alaga Vila São José em Cubatão e causa revolta

Prefeitura afirma que não houve notificação de nenhuma ocorrência grave na área

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/08/20  -  18:17
Vila São José amanheceu alagada
Vila São José amanheceu alagada   Foto: Reprodução/Facebook

Imagens divulgadas nas redes sociais resgistraram os alagamentos que afetaram a Vila São José nesta sexta-feira (21). Os moradores de Cubatão demonstraram sua insatisfação com a situação.


A ATribuna.com.br entrou em contato com a Prefeitura de Cubatão, que se posicionou, por meio de nota, afirmando que o fato se deu por conta de uma coincidência. Segundo a Gestão Municipal, a alta da maré ocorreu no mesmo tempo que a chuva atingiu maior intensidade.


Vila São José ficou alagada na madrugada desta sexta-feira (21)
Vila São José ficou alagada na madrugada desta sexta-feira (21)   Foto: Reprodução/Facebook

A Prefeitura também afirma que a Vila São José fica no mesmo nível dos mangues que a cercam, e que possui dois sistemas de comportas:  uma sob a Via Anchieta; outro próximo dos trilhos da Rede Ferroviária. Foram construídos para evitar que as águas da maré inundem o bairro.


A admnistração também afirma que não houve notificação de nenhuma ocorrência grave na área.


Confire a nota na integra:


Os alagamentos verificados na Vila São José na madrugada de hoje foram resultado da  coincidência entre o momento de mais intensa chuva e a alta da maré. O pico da maré, esta madrugada, ocorreu às 3 horas.


A Vila São José fica no mesmo nível dos mangues que a cercam, por isso, possui dois sistemas de comportas, uma sob a Via Anchieta; outro próximo dos trilhos da Rede Ferroviária. Foram construídos para evitar que as águas da maré inundem o bairro.


Quando chove com intensidade e a maré está muito alta, as comportas se fecham, impedindo que a água dos braços de mar próximos inunde o bairro. Porém, impedem, também, a vazão das águas das chuvas pelos canais de drenagem da Vila Nova, cujo escoamento regular é em direção ao mangue. Os canais, então, transbordam, surgindo lâminas de água em áreas próximas, entre elas a Vila São José.


O fenômeno repetiu-se agora, mas, segundo a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) não houve notificação de nenhuma ocorrência grave na área (enchentes, desabamentos de imóveis, isolamento de famílias etc.). 


Ademais, a Secretaria de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade não receberam solicitações de auxílio por parte de moradores.


Logo A Tribuna
Newsletter