Centro de Alta Complexidade inicia atendimentos de hemodiálise em Cubatão

A expectativa é que o equipamento possa desafogar esse gargalo da rede pública regional

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/07/20  -  01:20
Serão inicialmente seis pacientes em tratamento
Serão inicialmente seis pacientes em tratamento   Foto: Divulgação

O Centro de Alta Complexidade do Hospital Municipal de Cubatão começa, nesta quarta-feira (8), o serviço de hemodiálise. A unidade conta com 20 máquinas para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a Baixada Santista. A expectativa é que o equipamento possa desafogar esse gargalo da rede pública regional.


O Centro de Alta Complexidade foi implantado em uma área onde funcionava o antigo teatro, localizado na Avenida Henry Borden esquina com Avenida Nove de Abril, no bairro Vila Santa Rosa. Serão inicialmente seis pacientes em tratamento.


De acordo com a administração municipal, o local segue os cuidados preconizados pelos órgãos de saúde em relação à Covid-19. Haverá, ainda, um reforço na higienização dos equipamentos e, além disso, como o atendimento só será feito mediante agendamento prévio, não haverá aglomerações no novo setor. 


A área foi reformada e integrada ao complexo hospitalar. Atualmente, está em funcionamento o ambulatório, consultas em nefrologia e oncológicas para cabeça e pescoço e urologia dos pacientes da rede pública por meio de agendamento.


O atendimento no local é destinado aos pacientes das unidades de saúde da região, encaminhados pela Central de Regulação de Vagas (para os atendimentos de oncologia) e por agendamento das secretarias de Saúde (para a hemodiálise).


“Estamos atuando de forma firme e responsável, oferecendo o melhor serviço à população de Cubatão e de toda Baixada, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Município. A abertura do setor de hemodiálise é mais um passo na concretização deste projeto de criar um grande centro de referência, com serviços de qualidade à comunidade local”, destaca Ana Rosa dos Santos, superintendente do Hospital de Cubatão.


O setor de oncologia, com o serviço de quimioterapia e a câmera hiperbárica estão nas próximas fases do processo de implantação do Centro de Alta Complexidade e iniciarão os atendimentos, conforme o projeto for avançando.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter