EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

20 de Maio de 2019

Câmara de Cubatão terá comissão para discutir Plano de Emergência e Evacuação da população

Iniciativa tem o objetivo de efetuar o acompanhamento, fiscalização e averiguação do estado de conservação e segurança da barragem próxima à represa Billings

A Câmara de Cubatão aprovou, na última terça-feira (12), a formação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir a criação de um Plano de Emergência e de Evacuação (com alarmes sonoros) para a população da cidade. A iniciativa, de autoria do vereador Rodrigo Alemão (PSDB), tem o objetivo de efetuar o acompanhamento, fiscalização e averiguação do estado de conservação e segurança da barragem próxima à represa Billings. A CEV será composta por cinco parlamentares.

Recentemente, os prefeitos de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), e de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), realizaram, com técnicos da Defesa Civil das duas cidades, uma vistoria na Barragem do Rio das Pedras, localizada junto às escarpas da Serra do Mar.

Rodrigo Alemão afirmou que a Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (Emae), concessionária de geração de energia, é sediada em Cubatão e deve esclarecimentos às autoridades sobre a situação da barragem de Rio das Pedras. O parlamentar ressaltou que é de extrema importância a criação de um plano de emergência e evacuação, para a população de Cubatão e das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.

De acordo com o tucano, cabe ao Legislativo cobrar a fiscalização, os laudos técnicos, relatórios e certidões de segurança da barragem. Rodrigo Alemão fez menção às recentes tragédias de Mariana e Brumadinho, ambas no Estado de Minas Gerais, responsáveis pela morte de dezenas de pessoas, além de causar impactos ambientais incalculáveis.

“Considerando que nosso município faz divisa com São Bernardo, que abriga uma represa com capacidade de milhares de metros cúbicos construída há mais de 94 anos, um acidente semelhante ao de Mariana e Brumadinho causaria tragédia sem precedentes na região”, afirmou o parlamentar.

Localizada em São Bernardo do Campo, a Barragem do Rio das Pedras, com 37 metros de altura e 134,6 de comprimento, foi construída pelos ingleses entre 1926 e 1928 para movimentar as turbinas da Usina Hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão. A barragem armazena, hoje, cerca de 1,2 bilhão de metros cúbicos de água da Represa Billings e da própria bacia do Rio das Pedras.

Barragem foi construída para movimentar as turbinas da Usina Hidrelétrica Henry Borden (Foto: Matheus Pedral/ PMC)