Criptococose: Saiba tudo sobre a doença do pombo que pode até ser fatal

Especialistas explicam como evitar a criptococose e quais são os sintomas e tratamentos

Por: Nathália de Alcantara  -  17/01/20  -  10:05
Projeto propõe punição para dono de imóvel que não impedir proliferação de pombos
Projeto propõe punição para dono de imóvel que não impedir proliferação de pombos   Foto: Matheus Tagé/AT

Além do primeiro caso de paciente internado com a doença do pombo neste ano na região, a meningite fúngica matou duas pessoas, em menos de um mês, no ano passado. Mas, afinal de contas, você sabe como evitar a criptococose e quais são os sintomas e tratamentos? Para responder algumas questões,ATribuna.com.brpreparou um guia com perguntas e respostas com tudo sobre o assunto.


Médico responde a dúvidas sobre a criptococose
Médico responde a dúvidas sobre a criptococose   Foto: Mônica Sobral/AT

Segundo especialistas, pequenos cuidados no dia a dia ajudam a evitar a proliferação do pombo e a doença causada pelo animal. E, apesar de não precisar entrar em pânico, é necessário ficar atento.


Entenda o que é acriptococose
Entenda o que é acriptococose   Foto: Mônica Sobral/AT

O infectologista Evaldo Stanislau, que é professor de Medicina da Universidade São Judas Tadeu, explica que bons hábitos de higiene ajudam na prevenção da doença.“Cuidados simples, como lavar sempre as mãos, alimentar-se adequadamente e fazer atividade física com frequência fazem toda a diferença”.


Para o infectologista e pediatra Augusto Teixeira, as crianças ficam ainda mais vulneráveis e pedem cuidado redobrado.“Os pais devem limpar as caixas de ar-condicionado e montar redes de proteção para que os animais não se instalem ou criem ninhos”.


Outra ação importante, de acordo com ele, é estar atento às fezes secas do animal. “Limpe a sujeira que cai no carro e fique atento quando seu filho brincar no chão de um lugar público, por exemplo”, diz Teixeira.


Maneiras de se evitar a doença dos pombos
Maneiras de se evitar a doença dos pombos   Foto: Mônica Sobral

Logo A Tribuna
Newsletter