Crianças plantam muda de Pau-brasil no jardim da Pinacoteca Benedicto Calixto

Ação foi pensada como uma forma de compensar o momento difícil e complicado que a sociedade vive

Por: Da Redação  -  06/03/21  -  17:00
A segunda muda da espécie no local foi firmada à terra com a ajuda de crianças
A segunda muda da espécie no local foi firmada à terra com a ajuda de crianças   Foto: Matheus Tagé/AT

O plantio de uma muda de Pau-brasil, ontem, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, foi um sopro de vida e esperança em meio a um noticiário conturbado por covid-19. A segunda muda da espécie no local foi firmada à terra com a ajuda de crianças, em um ato simbólico. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Elas até podem não ter muita noção sobre a importância da ação, embora a alegria demonstrada com as pás em mãos tenha contagiado os adultos presentes. “É tão bom vê-las brincando”, disse um deles. 


A presidente da Pinacoteca, Angela Helena Duó Da Rocha Elias, revela que a ação foi pensada como uma “forma de manifestar expressão” e para “compensar esse momento difícil e complicado que estamos passando”.


“Acho que a Pinacoteca tem essa missão, de trazer um pouco de alegria. Você começa a valorizar a natureza tendo contato. Quando você conhece um pouquinho mais, se interessa. Te aguça a curiosidade”, diz.


Lucas e Sofia Santini, de 6 e 2 anos, respectivamente, participaram do plantio do Pau-brasil e se divertiram durante a tarde diferente e para a mãe deles, Amanda Lima, repleta de significados. 


“É importante porque é uma árvore ameaçada de extinção e também para eles, porque sempre que estiverem por aqui vão ver a árvore que ajudaram a plantar”, destacou. 


Projetos
Antes do plantio, na tarde de ontem, Angela informou que no dia 3 de maio, Dia Nacional do Pau-brasil, a Pinacoteca receberá uma terceira muda da espécie. Ela anunciou, ainda, um concurso de poemas voltado aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal. Os melhores textos serão selecionados e lidos no dia do evento. 


Outro projeto pensado pela Associação de Amigos da Pinacoteca Benedicto Calixto são as placas produzidas por artistas regionais com os nomes científicos das espécies e pelos quais as árvores são conhecidas.


A primeira delas foi feita pela artista plástica Luciana Futuro, responsável pela primeira exposição da Pinacoteca em 2021. 


“Abri para que os artistas pudessem participar, pintando, desenhando e colocando um pouco de arte nas plaquinhas”, destaca Angela. 


Pau-brasil
Os jardins da Pinacoteca contam com mais de 60 espécies de vegetais. Segundo a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Sandra Pardini Pivelli, o Pau-brasil é uma árvore de grande porte, que pode ultrapassar os 15 metros, mas tem o crescimento bastante lento.


“Entre as características estão os espinhos e, se você fizer um corte ou observar em espécies mais antigas, onde a casca está fendida, você encontra uma cor avermelhada que se remete a um pigmento que ela tem. Por isso Brasil.  É brasil de brasa, uma cor avermelhada. Foi usado por muitos anos na tintura de tecidos, não era só a madeira que se explorava. É uma árvore que lembra muito o nosso País, remete a identidade do País”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter