Cosme e Damião é uma tradição que alegra comerciantes de doces

Comemoração aos irmãos gêmeos ocorre nesta sexta-feira (27). Devotos realizam homenagens

Por: Da Redação  -  27/09/19  -  22:18
Cláudio e Nilton Alves reforçaram os estoques para a data festiva
Cláudio e Nilton Alves reforçaram os estoques para a data festiva   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

A tradicional distribuição de doces no dia de São Cosme e São Damião sempre dá um empurrão nas vendas de guloseimas. As lojas do setor agradecem antecipadamente e apostam nas compras de última hora. Afinal, os irmãos gêmeos recebem, nesta sexta-feira (27), homenagens dos devotos na Umbanda e no Candomblé.


É aí que entram em cena as sacolinhas recheadas de balas, chicletes, marias-moles, doces de banana e suspiros, entre outros produtos campeões de preferência entre adultos e crianças. 


“Esperamos que o movimento aumente bastante porque as pessoas deixam para fazer as compras na última hora mesmo”, diz o gerente da Casa Rio, Danilo Max, de 29 anos. 


Os irmãos Cláudio e Nilton Silva Alves, donos da loja Docelândia, reforçaram os estoques, principalmente dos itens que agradam à criançada. “A tradição já foi maior. Mesmo assim, muita gente ainda distribui doces nessa data. Então, a gente oferece descontos especiais, dependendo da quantidade da compra”, diz Nilton. 


Preparação 


Há quatro anos, Bernardete Honorato participa de um grupo que prepara mimos nessa data. Agora, serão entregues a 90 crianças de uma creche em Santos. “Não existe salvação fora da caridade. Faço com prazer, com amor. Se cada um fizer um pouco, já representa muito”.


O atleta Marcos Daud também enchia o carrinho de doces para ajudar a preencher sacolinhas a serem destinadas a 500 crianças de entidades em Santos e em São Paulo.  


Ele conta que aprendeu a tradição na infância com o pai, “um dos fundadores da Associação Assistencial Cáritas. Eu o via desde pequeno em ações que ajudavam o próximo”.


O babalaô Inívio Borda explica que São Cosme e São Damião são orixás muito populares, como Oxum e Iemanjá. “São ibejis, orixás-criança. Representam a pureza, a ingenuidade e a verdade típicas dos pequenos”.


Todo ano, ele organiza uma festa alusiva aos gêmeos. Quem quiser participar pode ir ao Cantinho dos Orixás (Rua Francisco Sá, 484, Vila São Jorge, São Vicente) neste sábado (28), às 15h. Doações podem ser entregues no mesmo endereço.


Logo A Tribuna
Newsletter