Corujão da Saúde não supre demandas de exames na Baixada Santista

Sistema anunciado em abril pelo Estado para zerar fila de endoscopias e ultrassons cobre só 1,7% da necessidade na Baixada Santista

Por: Fernando Degaspari  -  18/05/19  -  00:34
Ultrassom está entre exames mais requisitados por pacientes
Ultrassom está entre exames mais requisitados por pacientes   Foto: Jonas de Morais/Prefeitura de Mongaguá

Anunciado pelo Governo de São Paulo em 12 de abril, o Corujão da Saúde ainda está longe de zerar a fila de exames de endoscopia e ultrassonografia na região. Um levantamento feito por A Tribuna com as prefeituras mostra que o número de exames oferecidos corresponde a 1,7% do que seria necessário. O Estado contesta os números.


De acordo com dados fornecidos pelas prefeituras, o Corujão da Saúde do Governo Estadual ofereceu, até agora, 372 exames para seis das nove cidades da Baixada Santista.


Pacientes de Bertioga e de Itanhaém não foram contemplados com o programa. A Prefeitura de Praia Grande não soube informar a quantidade de procedimentos realizados.


Esse número corresponde a 1,7% do que seria necessário para zerar a fila de exames de endoscopia e de ultrassonografia, pois, também segundo as prefeituras, 22.236 pacientes esperam pela realização desses procedimentos.


O tamanho da fila deve ser maior, porque Cubatão não informou quantos pacientes esperam pelos exames na Cidade.


Municípios


Cubatão recebeu 24 vagas de ultrassonografia e 42 para endoscopia. Os exames estão sendo realizado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos e no Hospital Emílio Ribas, em Guarujá.  A Cidade não informou quantos pacientes esperam na fila por esses procedimentos. 


A Secretaria de Saúde de Guarujá informa que a ultrassonografia transvaginal é o exame mais solicitado (dentre os ultrassons), na rede municipal, com mais de 6 mil solicitações na lista de espera. Só que o Estado ofertou 15 exames até agora. Não há demanda para endoscopia. 


Para Mongaguá, foram reservadas 73 vagas de endoscopia e ultrassonografia para 4.050 pessoas que aguardam na fila. Os exames são realizados nos AMEs de Praia Grande, São Vicente e Santos. 


Peruíbe tem 679 solicitações para exames de endoscopia e 1.200 para ultrassons. Os exames são distribuídos entre Município, AME de Praia Grande e Hospital Regional de Itanhaém. Até agora, o Estado ofereceu 107 ultrassonografias e 28 endoscopias.


Praia Grande tem cerca de 2 mil pacientes na fila para realizar ultrassonografias. Para endoscopia, não há fila. A Prefeitura não soube dizer quantas vagas foram oferecidas ao Município pelo Corujão da Saúde. 


Para Santos, o Governo Estadualofereceu17endoscopias e 25 ultrassons. Os procedimentos estão sendo realizados no AME de Santos. A Prefeitura, por conta própria, zerou a fila para endoscopias, mas espera 2 mil ultrassonografias. 


Em números absolutos, São Vicente tem o pior cenário entre os municípios da Baixada Santista. Segundo a Prefeitura, 6.986 pacientes esperam por exames de endoscopia e ultrassonografia (1.397 e 5.589, respectivamente). 


O Estado, por sua vez, ofereceu 16 vagas para endoscopia e 25 para ultrassonografia, todas no AME de Santos.


Resposta 


Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde contesta os números fornecidos pelas prefeituras e informa que, desde 15 de abril, foram ofertados 1.572 exames na região, entre endoscopia, mamografia e ultrassonografia. 


Ainda segundo o Estado, a oferta é 68% superior à demanda reprimida cadastrada pelas prefeituras da Baixada Santista no sistema Cross (sigla para Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) até dezembro do ano passado.


A Secretaria de Saúde afirma também que, à medida que as Prefeituras estão inserindo os pedidos no sistema, os agendamentos estão sendo realizados.


Em números


Cubatão 
Endoscopias Oferecidas:42
Demanda: não informada 
Ultrassonografias Oferecidas: 24
Demanda: não informada 



Guarujá 
Endoscopias Oferecidas: não informado 
Demanda: não há Ultrassonografias 
Oferecidas:15 
Demanda:6.000 



Mongaguá
Endoscopias Oferecidas: 24 
Demanda: 50 
Ultrassonografias Oferecidas:49 
Demanda:4.000


Peruíbe 
Endoscopias Oferecidas: 28
Demanda:679 
Ultrassonografias Oferecidas:107
Demanda:1.200



Praia Grande
Endoscopias Oferecidas: não informado
Demanda: não há 
Ultrassonografias Oferecidas: não informado 
Demanda: 2.000 (aproximada) 



Santos 
Endoscopias Oferecidas:17
Demanda: zerada
Ultrassonografias Oferecidas: 25 
Demanda: 2.000 



São Vicente
Endoscopias Oferecidas:16
Demanda:1.397
Ultrassonografias Oferecidas: 25
Demanda: 5.589


Logo A Tribuna
Newsletter