Coronavírus: hospital de campanha começa a funcionar em Praia Grande

Nova unidade é destinada ao atendimento de casos moderados de Covid-19

Por: Rosana Rife  -  07/05/20  -  23:41
Segundo a prefeitura, 21 pacientes estão internados no hospital de campanha de Praia Grande
Segundo a prefeitura, 21 pacientes estão internados no hospital de campanha de Praia Grande   Foto: Matheus Tagé/AT

O primeiro hospital de campanha montado no Ginásio Falcão, no bairro Mirim, em Praia Grande, entrou em funcionamento nesta quinta-feira (7). Ele é destinado a casos moderados de coronavírus. A unidade conta agora com, pelo menos, 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e pessoal administrativo e de apoio.


Atualmente, dos 100 leitos instalados, 40 estão aptos a receber pacientes, que serão levados conforme se esgotem as vagas nas demais unidades de saúde. Até o final da manhã, ninguém tinha sido transferido para lá. O município tem, até o último balanço, 37 pacientes internados, entre casos suspeitos e confirmados da doença.


“Necessitando, vamos ampliando esses números de leitos em operação. A nossa regulação faz o monitoramento e encaminhamento de pessoas com síndrome respiratória moderada, que estão na nossa rede de urgência e emergência e poderão ir para a nova unidade” explica o secretário de saúde de Praia Grande, Cleber Sucknow Nogueira.


O hospital tem ainda cinco leitos com respiradores. “Eles poderão ser usados para estabilizar o doente. Mas ele terá de ser removido para uma UTI, dando sequência ao atendimento. A recomendação do Ministério da Saúde é para que hospitais de campanha tenham estrutura para auxiliar as síndromes respiratórias moderadas”.


Nogueira acrescenta ainda que a nova unidade ajudará a desafogar o atendimento no Irmã Dulce. “Porque centralizamos os pacientes com síndrome respiratória em uma unidade, deixando os leitos disponíveis no Irmã Dulce para outras patologias”.


UTI


No momento, cinco dosoito leitos de UTI destinados a atender exclusivamente pessoas com covid-19 estão sendo usados em Praia Grande. Eles estão distribuídos entre o Irmã Dulce e a Casa de Saúde (hospital conveniado ao Município).


“Construímos 30 novos leitos de unidade de tratamento intensivo, que estão prontos. Só estamos aguardando os respiradores que virão do Ministério da Saúde para liberá-los para funcionamento. Chegando, o atendimento começa no dia seguinte”.


Mais um 


Praia Grande também montou um segundo hospital de campanha no Ginásio Rodrigão, na Vila Tupi. A unidade conta com 88 leitos e está pronta para ser utilizada. Mas somente entrará em operação quando houver a necessidade de ampliação no atendimento de casos moderados da coronavírus no Município. 


Logo A Tribuna
Newsletter