Coronavírus causa suspensão de concursos públicos na Baixada Santista

Entre eles, os exames deste domingo (22) para a Câmara Municipal de Santos e Prefeitura de Itanhaém

Por: Matheus Müller  -  17/03/20  -  22:27
Coronavírus causa suspensão de concursos públicos na Baixada Santista
Coronavírus causa suspensão de concursos públicos na Baixada Santista   Foto: Prefeitura de Praia Grande/Divulgação

Seis concursos públicos foram suspensos por prevenção ao contágio do coronavírus (Covid-19) na Baixada Santista. A Câmara Municipal de Santos (38 vagas) e a Prefeitura de Itanhaém (uma vaga), por exemplo, teriam provas neste domingo (22) para procuradores. Novas datas ainda serão divulgadas. 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que as provas marcadas para 17 e 24 de maio foram canceladas e serão transferidas para 2021. Na Baixada Santista, a previsão é de 1.978 oportunidades para recenseadores, agente censitário municipal e supervisor.


Os outros cancelamentos são em Guarujá, que tem três oportunidades para procuradores - o exame estava previsto para 19 de abril -, na administração municipal santista e no Instituto de Previdência da Cidade (13 vagas), que estavam marcados para os dias  29 e 19 de abril, respectivamente. Todos serão remarcados.


O desconhecimento sobre o comportamento da doença – se ainda avançará em larga escala ou será controlada – também coloca outros certames em alerta. O futuro de alguns deles, inclusive, terá uma resolução entre esta e a próxima semana.


Valores devolvidos aos cofres públicos pela Casa neste ano superaram os números de 2017
Valores devolvidos aos cofres públicos pela Casa neste ano superaram os números de 2017   Foto: Divulgação

Em discussão


Entre os casos em discussão, há outro concurso da Câmara Municipal de Santos, com prova marcada para 26 de abril e 35 vagas disponíveis para auxiliar e assistente legislativo, analista de Recursos Humanos, contadores, jornalista e outros. Assim que sair uma decisão, está será publicada no portal do Legislativo santista.


A Prefeitura de Praia Grande, que tem 22 vagas para médicos pediatras de Pronto-Socorro e atendentes de educação, vai suspender o exame, que estava marcado para este domingo (22). Em nota, a prefeitura informa que o concurso foi suspenso por prazo indeterminado. Assim que for definida nova data a prefeitura e o Ibam-SP realizarão a devida divulgação aos candidatos.


O Instituto de Previdência de Peruíbe, que tem quatro vagas para analistas e técnicos previdenciários, também estuda suspender o certame marcado para 5 de abril. A medida será publicada nos próximos dias no site da prefeitura.


Quem também ainda avalia uma mudança na data de prova é o Exército, que tem exame previsto para julho. São 1.100 vagas para sargentos nas áreas de saúde, música e geral.


Concursos mantidos


A Prefeitura de Cubatão disse que o concurso visa preencher vagas para cadastro de reserva e, por enquanto, não há alterações nas datas publicadas em edital. O exame está previsto para 17 de maio.


Logo A Tribuna
Newsletter