Condesb volta a pedir bloqueio na descida de turistas para a Baixada Santista

Adoção de barreiras no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) será um dos temas de reunião extraordinária, desta terça-feira, para discutir ações conjuntas tendo em vista o feriado prolongado da Independência do Brasil, na próxima segunda-feira (7)

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/09/20  -  16:13
Atualizado em 01/09/20 - 16:14
Motoristas encontraram confestionamento no retorno à Capital na noite de domingo (30)
Motoristas encontraram confestionamento no retorno à Capital na noite de domingo (30)   Foto: Reprodução/Ecovias

Como forma de evitar o acesso de turistas às cidades da Baixada Santista no feriado prolongado da Independência (7), os nove prefeitos da região voltam a pedir bloqueio na descida pela Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). A adoção de barreiras na malha rodoviária regional será um dos itens a serem debatidos durante reunião extraordinária, a partir das 15 horas desta terça-feira (1º), pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).


A informação foi confirmada pelo presidente do Condesb e prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), em entrevista Jornal da Tribuna (JT1), no começo da tarde desta terça-feira. Segundo ele, o pedido de bloqueio no SAI será apresentado a representantes do Palácio dos Bandeirantes, que também vão participar da reunião virtual.


Essa não será a primeira vez que os chefes dos Executivos municipais da região pedem esse tipo de medida. Desde o feriado do Dia dos Trabalhadores (1º de maio), eles cobraram do governador João Doria (PSDB) adoção de barreiras sanitárias nas estradas que dão acesso às praias da região. Todos os pleitos anteriores com esse teor, contudo, foram negados pelo Palácio dos Bandeirantes.


Assim como os feriados prolongados anteriores, os prefeitos regionais temem “invasão” de turistas, como as cenas registradas no último final de semana. O colegiado de político também não descarta a possibilidade do fechamento das praias.


Os prefeitos pedem, ainda, que a Ecovias – concessionária do SAI – não adote mais esquemas especiais com a maior parte das pistas direcionadas ao litoral. No último final de semana, a empresa aplicou a operação subir (8x2) na tentativa de dar vazão aos cerca de 200 mil veículos que desceram à Serra. Apesar do modelo, lentidão foi registrada na maioria das estradas com sentido à Capital, na noite de domingo (30).


Logo A Tribuna
Newsletter