Comerciantes da Baixada Santista tentam driblar a crise com ovos de páscoa feitos de empada e sushi

Comércios do ramo alimentício têm procurado alternativas para continuar vendendo durante as festividades

Por: Carolina Faccioli  -  31/03/21  -  19:07

A época de páscoa sempre foi sinônimo de boas vendas para muitos comerciantes, mas com a chegada da pandemia, e do lockdown na Baixada Santista, diversos negócios buscaram se reinventar com novos produtos, buscando alternativas que vão além dos tradicionais ovos de chocolate, principalmente para aqueles negócios que não trabalham especificamente com doces, para ainda sim conseguir boas vendas com a chegada da festividade.


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Quem viu um retorno mais positivo com as vendas de Páscoa deste ano foi o casal Adriano Alves e Michelle Wanner de Godoy Alves, moradores no bairro Santa Rosa, em Guarujá. Juntos, eles comandam a Alves Empadas e, como alternativa, decidiram investir na confecção dos ovos de páscoa feitos de empada para tentar driblar a crise.


Michelle conta que o negócio começou em meados de 2015, com o marido e a sogra, até que o casal se conheceu e ela também entrou no ramo. Além das vendas terem ajudado nas contas de casa, foi com o negócio que eles conseguiram o dinheiro para o casamento.


Adriano entrega as empadas por delivery no Guarujá e na Ponta da Praia, em Santos.
Adriano entrega as empadas por delivery no Guarujá e na Ponta da Praia, em Santos.   Foto: Adriano Alves/Arquivo Pessoal

Para tentar inovar, o casal decidiu em 2019 criar um ovo de páscoa de empada. Na época conseguiram vender cerca de 15 ovos e pensavam que poderiam fazer o mesmo no ano seguinte, mas com a chegada da pandemia preferiram não vender. Este ano, no entanto, Michelle e Adriano não viram outra alternativa a não ser arriscar com as vendas de páscoa, já que a queda nas vendas os deixaram com dívidas.


"Esse ano já recebemos 30 pedidos, tá bem melhor. Creio que por conta da divulgação e por ser algo novo. A pandemia e o lockdown atrapalharam muito, pois vendemos de porta em porta. Antes a gente vendia 300 empadas por dia e hoje não chega nem a 100", diz Michelle.


Ainda para o casal, o ovo de empada foi uma forma de salvar o negócio. Alves explica também que tem focado na divulgação pelas redes sociais e que considera algo muito importante, pois tem gerado retorno. "A divulgação melhorou com a lockdown, pois as pessoas tem conferido pelas redes sociais, pela internet", conclui o empresário.


Casal teve a ideia do ovo de empada em 2019.
Casal teve a ideia do ovo de empada em 2019.   Foto: Arquivo Pessoal/Adriano Alves


Sushi


Outro negocio do ramo alimentício que adaptou os produtos para a páscoa foi o delivery santista de comida japonesa Kaizen Temaki e Roll. A proprietária, Nathalia Mourão, conta que eles decidiram apostar em ovos de páscoa feitos de comida japonesa para impulsionar as vendas.


Nathalia conta que a ideia do delivery era do padrasto, mas que a família se uniu para investir no negócio em outubro, durante a pandemia. "Em novembro de 2020, tivemos a perda dele, mas mesmo assim resgatamos todas nossas forças e demos continuidade no sonho dele. E assim estamos há cinco meses trabalhando juntos. Nossa equipe conta com mãe, filha, um ajudante e um motoboy para entregar tudo da melhor forma possível e com muito amor", conta Nathalia.


Mãe e filha trabalham juntas no novo negócio
Mãe e filha trabalham juntas no novo negócio   Foto: Nathalia Mourão/Arquivo Pessoal

A assistente de exportação explica que com a fase emergencial começaram a sentir grande impacto nas vendas, devido as restrições de horários, então pensaram em inovar nos produtos de páscoa para tentar vender mais. Assim, elas criaram um kit que vem com um ovo de páscoa feito de sushi, acompanhado de uma casca (separada) de ovo de chocolate.


"Por ser a primeira vez dessa venda, e pela situação atual de insegurança econômica que todos estamos enfrentando, consideramos que a procura tem sido positiva".


Kit vem com metade de um ovo de sushi e a outra metade com um ovo de chocolate. (Foto: Arquivo Pessoal/Nathalia Mourão)
Novas datas


Ao analisarem o retorno positivo das vendas de páscoa, tanto Alves quanto Nathalia planejam criar alternativas para outras datas, como Natal, para tentar driblar a crise e melhorar as vendas de maneiras criativas. "Com certeza estamos sempre buscando inovar nosso cardápio, incluindo também em datas comemorativas com algumas novidades e pratos diferentes para atender toda demanda e expectativa dos nossos clientes", afirma Nathalia.


Michelle, inclusive, conta que já planeja adaptar as empadas para o dia dos namorados, seja com uma caixa de coração ou até com a própria empada em formato de coração, se for possível. O casal também planeja expandir os negócios para uma loja física, assim que possível.


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