Com solo encharcado, morros de Santos estão em estado de atenção

Nas últimas 72 horas, volume de chuva na cidade foi de quase 70% acima do esperado para todo o mês de agosto

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/08/20  -  14:00
Pancadas de chuva podem cair a qualquer hora durante a semana na região
Pancadas de chuva podem cair a qualquer hora durante a semana na região   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

A Defesa Civil de Santos manteve, na manhã deste sábado (22), os morros da cidade no estado de atenção. Esse é o segundo dia consecutivo que as encostas santistas recebem essa classificação, devido ao volume de chuvas registrado nas últimas 72 horas no município. O órgão municipal não descarta risco de queda de barreiras.  


O alerta de atenção é emitido quando a quantidade de chuva acumulada supera a marca de 80 mm e existe a previsão de precipitações moderadas a fortes, deixando as equipes da Defesa Civil de prontidão.


Apesar do alerta de incidente nas encostas santista, o órgão afirma que não houve registro de ocorrências nesta madrugada. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos informa que as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, na entrada da Cidade, e a orla na Ponta da Praia, estão transitáveis. 


Ainda conforme o órgão santista, o índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 124,2 mm. Trata-se de um desvio de 68,75% da média histórica para o mês de agosto que, segundo a Defesa Civil Estadual, é de 73,6 mm – cada milímetro equivale a um litro e água por metro quadrado. No acumulado do mês, o volume de chuva é de 189 mm.  


O aguaceiro dos últimos duas provocou inundações e alagamentos em diversos pontos da região. A Defesa Civil de Santos diz continuar a monitorar as áreas de risco e realizando vistorias preventivas.  


A orientação é que os moradores destas áreas fiquem atentos a qualquer movimentação de solo ou rachaduras. Neste caso, ele deve sair do local e comunicar de imediato o 199 da Defesa Civil. 


Mais chuva 


O volume de chuva recorde deve-se à passagem de uma imensa massa de ar polar, também responsável por derrubar as temperaturas na Baixada Santista. Entre a madrugada desta sexta-feira (21) e a noite de sábado (22), os termômetros regionais marcam a mais forte onda de frio deste inverno, conforme dados do Instituto Climatempo. 


E a previsão é de mais chuvas para este sábado (22), com pancadas leves ao longo do dia. O frio permanece, com os termômetros marcando mínimas de 14º e máximas de 17°. No domingo (23), o clima continua frio, com leve elevação na temperatura e possibilidade de chuva. 


Logo A Tribuna
Newsletter