Cidades da Baixada Santista se mobilizam contra o coronavírus

Prefeituras realizam ações para detectar e conter o Covid-19, capacitando profissionais da saúde e divulgando informações sobre como se prevenir da doença

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/02/20  -  09:52
Se medidas de segurança seguirem sendo tomadas, a expectativa é de que número só aumente
Se medidas de segurança seguirem sendo tomadas, a expectativa é de que número só aumente   Foto: Marcelo Chello/CJ Press/Estadão Conteúdo

As maiores cidades da Baixada Santista se mobilizam com ações para detectar e conter o coronavírus (Covid-19). A Prefeitura de Guarujá realiza nesta sexta-feira (28), às 9h, uma reunião para apresentar o Plano Municipal de Assistência ao Paciente com Sintomatologia Respiratória.


O encontro reunirá diversas autoridades de saúde pública e também da iniciativa privada no 5º andar do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho, em Guarujá (Avenida Santos Dumont, 800, Santo Antônio).


Estarão reunidos representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Santo Amaro, Hospital Willian Rocha, Instituto Emílio Ribas Guarujá, Unidades Básicas e de Saúde da Família, Organização-Social Pró-Vida, Laboratório Itapema, hospitais particulares e autoridades de hospitais privados e do setor portuário. 


O plano é um guia estratégico referência para ser adotado em toda a rede municipal, no atendimento a possíveis suspeitas de infectados. O documento que padroniza essas normas já foi publicado no Diário Oficial do município e tem como uma de suas bases recomendações da Organização Mundial de Saúde.


Santos 


Gestores da Secretaria de Saúde de Santos reúnem-se, desde o início da epidemia do Covid-19, com representantes da área nas esferas estadual e federal e promovem capacitações dos profissionais de saúde para atendimento de casos suspeitos. No último dia 11, mais de 300 profissionais da rede municipal de saúde foram orientados pelo médico infectologista Marcos Caseiro e equipe da Seção de Vigilância Epidemiológica.


Os técnicos e gestores da secretaria também participaram, no dia 10, de capacitação no Grupo de Vigilância Epidemiológica, do governo estadual, e, no dia 12, de simulado de atendimento no Porto de Santos, coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária  e autoridade portuária.


No dia 17, o Programa Saúde na Escola promoveu capacitação sobre medidas preventivas contra a doença, como importância da lavagem das mãos e higiene dos ambientes, para 40 orientadores pedagógicos da rede municipal. E, no último dia 19, a mesma atividade foi promovida para cerca de 100 diretores e representantes de outras escolas públicas e particulares.


São Vicente 


Baseada no protocolo do Ministério da Saúde sobre manejo clínico dos casos suspeitos de coronavírus, a Secretaria de Saúde de São Vicente também está promovendo a capacitação dos profissionais da área.


O órgão criou um protocolo para o fluxo de atendimento, que compreende desde a chegada do paciente, coleta de exames, definição de internação em hospitais de referência ou isolamento residencial.


A secretaria também providenciou kits (óculos de proteção, luvas, avental e máscaras N95) para os funcionários da saúde, além de definir quarto para isolamento de pacientes no Hospital Municipal.


Cubatão 


Além de ter um protocolo de atuação, a Secretaria de Saúde de Cubatão promoveu treinamento e capacitação sobre a doença para profissionais da área, como o encontro “Novo coronavírus: aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais”, no último dia 12. 


O médico infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, do Hospital das Clínicas, do Hospital Municipal de Cubatão e professor da Faculdade de Medicina da São Judas, disse na ocasião que todas as infecções respiratórias merecem atenção constante. 


Foram destacadas as medidas preventivas, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais; ou limpar as mãos com álcool gel, formas mais práticas e comuns para evitar uma possível contaminação pelo coronavírus.


Praia Grande 


A Prefeitura de Praia Grande conta com um plano de contingência e vem realizando capacitações sobre o Covid-19. Nos dias 18 e 19 de fevereiro, uma capacitação no anfiteatro do Hospital Irmã Dulce reuniu a equipe técnica da unidade hospitalar. Participaram, ainda, profissionais da rede municipal e representantes de hospitais e equipamentos particulares sediados no município. 


A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde vem monitorando as unidades locais da Atenção Básica, Urgência e Emergência, além do Hospital Municipal Irmã Dulce.


A Secretaria de Saúde Pública também instituiu, através do Departamento de Vigilância em Saúde, a "Sala de Situação do Coronavírus". Todas as terças-feiras, profissionais da secretaria se reúnem para debater sobre o tema. Os encontros contam ainda com a participação dos serviços de emergência particulares da cidade.


Logo A Tribuna
Newsletter