Cidades da Baixada Santista já enviam carnês do IPTU

Percentuais de desconto para pagamento à vista variam entre 3% e 5%; em Santos, primeiro vencimento será entre 3 e 23 de janeiro

Por: Da Redação  -  19/12/19  -  18:30
Santos tem três novos casos suspeitos de coronavírus
Santos tem três novos casos suspeitos de coronavírus   Foto: Silvio Luiz/AT

Prepare-se para quitar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2020. Muitas cidades já enviam os carnês para pagamento mensal ou à vista com desconto. Os percentuais de abatimento variam de 3% a 5%.


Santos já começou a enviá-los aos contribuintes. Serão 211.842 carnês e o primeiro vencimento será entre os dias 3 e 23 de janeiro do ano que vem. Vale lembrar que o imposto virá com reajuste de 3,22%.


Contribuintes de Bertioga terão atualização de 2,54%, referente à variação do IPCA acumulado nos últimos 12 meses. A primeira parcela vence em 20 de janeiro. A cota única com desconto de 3% poderá ser paga até 31.


Outras cidades


Em São Vicente, os carnês estão sendo entregues. Quem não receber até 2 de janeiro deve procurar o Centro de Atendimento ao Contribuinte, na prefeitura (Rua Frei Gaspar, 384). O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.


Já a Prefeitura de Peruíbe decidiu inovar, a partir do ano que vem, e não emitirá carnês de IPTU. Os contribuintes receberão em casa uma carta com vários códigos de barras impressos referentes às parcelas mensais de 2020 ou cota única.


“A medida possibilita uma economia de 60% em relação aos custos de impressão e envio dos antigos carnês”, diz o município.


Cubatão corrigirá o tributo em 2,55% e o desconto para cota única é de 5%. Praia Grande também oferece desconto de 5%.


“Não é uma vantagem financeira pagar à vista, porque o percentual de desconto é baixo e contribuinte pode se descapitalizar. Mas, se tiver o valor disponível, vale quitá-lo para se livrar do compromisso”, analisa o administrador financeiro e professor, Márcio Colmenero.


Logo A Tribuna
Newsletter