Chuva e friozinho permanecem na região durante toda semana

Apesar de a primavera chegar nesta segunda-feira (23), às 4h50, o tempo só deve melhorar na última dia de setembro

Por: Da Redação  -  23/09/19  -  17:57
Guarda-chuva e casaco ainda serão artigos necessários para enfrentar o clima na Baixada Santista
Guarda-chuva e casaco ainda serão artigos necessários para enfrentar o clima na Baixada Santista   Foto: Carlos Nogueira/AT

A primavera chegou nesta segunda-feira (23), às 4h50, mas o tempo não deve mudar muito nos próximos dias, com chuvas e temperaturas não muito altas ao longo da semana.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda, o dia amanhece com nebulosidade e há chances de chuviscos durante o dia. A temperatura se eleva um pouco e podem ocorrer ainda algumas aberturas de sol na Baixada.


Já nesta terça-feira (24), a temperatura sobe um pouco mais, podendo atingir máxima de 24°C, mas, no final da tarde, deve voltar a chover.


“Na quarta e na quinta-feira, temos pancadas de chuvas ocasionais na região, mas com grandes volumes de chuva”, explica o meteorologista do Inmet Franco Nadal Villela. 


Até quarta também há alerta da Marinha para riscos de ressaca, entre Peruíbe e Macaé, no Rio de Janeiro, com ondas que podem chegar a 2,5 metros.


“Será uma semana bastante chuvosa, que começou neste fim de semana e segue até o próximo domingo, quando para de chover, porém com temperaturas que ficam em torno dos 20°C. Não sobe muito justamente pela falta de sol”, afirma o meteorologista da Somar, Lucas Cantos. O sol só deve aparecer com força mesmo no último dia do mês.


Primavera 2019


Com o enfraquecimento do fenômeno El Niño, outubro deve ser um mês de muitas pancadas de chuva. Segundo o Climatempo, durante a estação ocorre uma grande mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil que gera um corredor de umidade entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. 


“Isto permite o crescimento de muitas áreas de instabilidade sobre estas regiões, que provocam pancadas de chuva frequentes especialmente durante as tardes e noites”, diz a empresa de meteorologia. A primavera termina dia 22 de dezembro, quando as temperaturas devem ficar acima da média, entre 0,5°C e 1,5°C.


Logo A Tribuna
Newsletter