Católicos celebram Santa Josefina Bakhita neste sábado com missas e procissão

Um dos milagres reconhecidos pelo Vaticano ocorreu em Santos, em 1992; canonização completa 20 anos em 2020

Por: Marcelo Luís  -  07/02/20  -  22:20
Maria de Fátima Moura é devota de Santa Josefina Bakhita por influência da mãe
Maria de Fátima Moura é devota de Santa Josefina Bakhita por influência da mãe   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Milhares de devotos estarão reunidos neste sábado (8) para homenagear Santa Josefina Bakhita. Em Santos, a programação inclui missas e uma procissão.


Este ano, o Dia de Santa Bakhita tem um significado ainda mais especial, pois são comemorados os 20 anos de sua canonização. A Irmã Universal, como também é conhecida, foi canonizada pelo papa João Paulo II em outubro de 2000, em um ato solene na Basílica de São Pedro, no Vaticano, que contou com a presença de mais de 100 mil fieis.


O pároco da Catedral de Santos, padre Claudenil Moraes da Silva, lembra que o milagre atribuído à então beata Josefina Bakhita, posteriormente reconhecido pelo Vaticano e que deu início ao processo de canonização, ocorreu em Santos.


Uma moradora da região do Mercado Municipal, Eva da Costa, sofria de diabetes e tinha muitas feridas nas pernas, que não cicatrizavam. Tudo mudou em 1992, quando ela recebeu das Irmãs Canossianas um santinho com a imagem de Josefina Bakhita. “Naquela mesma noite, ela rezou, colocou o santinho sobre os ferimentos e foi curada”. 


História


Josefina Bakhita nasceu no Sudão, na África, por volta de 1869. Ainda jovem, foi raptada por mercadores de escravos. Foi comprada por um cônsul italiano e adotada por uma família católica. Ingressou na ordem das Irmãs Canossianas, com o nome religioso de Irmã Josefina, e morreu em 1947, na Itália. 


A professora Maria de Fátima Moura, 62 anos, moradora da Ponta da Praia, é devota por influência da mãe. Ela sempre vai à Catedral e à igreja que recebe o nome da santa, na Vila Nova, para pedir e agradecer. “Santa Bakhita é um exemplo de fé. Seu semblante nos transmite muita paz”, diz a professora, que garante ter alcançado diversas graças.


“Santa Bakhita é a padroeira daqueles que estão oprimidos e que se sentem escravizados de alguma maneira. Celebrar os seus 20 anos de canonização é celebrar uma vida nova e a esperança”, destacou o padre Claudenil. 


Programação de sábado


Igreja Santa Josefina Bakhita: missas às 10h, 15h, 17h e 19h (seguida de procissão).
Endereço: Rua República Portuguesa, 20, Vila Nova, Santos.


Catedral de Santos: missa às 17h.
Endereço: Praça José Bonifácio, s/nº, Centro, Santos.


Oração à Santa Josefina Bakhita


“Ó Santa Josefina Bakhita, que desde menina foste enriquecida por Deus com tantos dons e a Ele correspondeste com todo o amor, olha por nós. Intercede junto ao Senhor para que cresçamos no Seu amor e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade, de raça, de cor ou de situação social. Que pratiquemos sempre, como tu, as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da castidade e da obediência. Pede, agora, ao Pai do Céu, oh Bakhita, as graças que mais preciso, especialmente [pedido]. Amém”.


Logo A Tribuna
Newsletter