Católicos celebram Dia de Santo Antônio

Português, ele é um dos santos mais populares em terras lusitanas e nas ex-colônias de Portugal, como é o caso do Brasil

Por: Lucas Pinto & Colaborador &  -  13/06/19  -  11:43

Neste dia, há 788 anos, em Pádua, na Itália, morria aquele que viria a ficar conhecido como Santo Antônio de Lisboa. Português, ele é um dos santos mais populares em terras lusitanas e nas ex-colônias de Portugal, como é o caso do Brasil. Em Santos, nesta quinta-feira (13), há programação nas paróquias em homenagem ao santo.


Ele é conhecido como santo casamenteiro. Existe discussão sobre como começou essa fama, mas Frei Hipólito Martendal, do Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos, acredita numa origem popular. “Desde o Brasil Colônia se falava nisso, é uma crença do povo. Faz parte da religiosidade popular”.


Bênçãos


O frade explica que devoções como a de Santo Antônio se formam conforme fiéis atribuem a ele uma bênção recebida. Se alguém pede ao santo por um casamento, por exemplo, e o consegue, então agradece a ele e sua fama de casamenteiro cresce. O religioso acredita que foi assim que Santo Antônio recebeu o atributo.


Outra tradição comum das festado santos é a distribuição do pão bento. Martendal conta que essa prática replica o que o santo fazia em vida. “Santo Antônio era muito dedicado aos pobres e distribuía pães a eles. Essa é uma forma de replicar o comportamento dele e incentivar a partilha e a solidariedade nos cristãos”. No Santuário Santo Antônio do Valongo e na Basílica Menor do Embaré, devotos poderão receber os pães bentos.


Programação


Missas como tema Santo Antônio e o discernimento vocacional serão celebradas às 10h, 12h, 14h e 16h no Santuário Santo Antônio, no Largo Marquês de Monte Alegre, 13, Valongo.


Haverá procissão às 18h, além de uma missa campal, às 19h. A quermesse será realizada após a última missa.


Já na Basílica Menor de Santo Antônio, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 32, Embaré, missas serão realizadas às 9h, 11h, 13h, 15h e 17h. Às 19h30, haverá missa solene seguida de procissão pelo bairro. A quermesse em homenagem ao santo funcionará das 19h às 23h.


Logo A Tribuna
Newsletter