Carnaval anima setor turístico da Baixada Santista

Último feriado prolongado do verão deve aquecer a economia regional; comércio projeta crescimento de 8% nas vendas

Por: Eduardo Brandão  -  18/02/20  -  00:28
O idealizado fim da taxa de foro e do laudêmio continua em pauta na cidade de Santos
O idealizado fim da taxa de foro e do laudêmio continua em pauta na cidade de Santos   Foto: Carlos Nogueira/AT

A escalada do dólar nas últimas semanas e a previsão de dias quentes animam o setor turístico regional na reta final da alta temporada. Apesar de a taxa média de ocupação dos hotéis para o carnaval ainda estar no patamar de 70% – abaixo da expectativa de 80%, do ano passado –, a tendência é de praias cheias durante a folia.


O último feriado prolongado do verão deve aquecer a economia regional. Comércio local projeta um crescimento superior a 8% no volume de vendas, na comparação com o mesmo feriado do ano passado.


A média de ocupação hoteleira consta na pesquisa realizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes). Com base a dados de 31 estabelecimentos, o levantamento indica que Santos registra o maior número de reservas, com 70% dos quartos confirmados. Guarujá (68%) e São Vicente (66%) aparecem na sequência. 


O presidente da entidade, Heitor Gonzalez, reconhece que a ocupação ainda está tímida, mas aposta no aumento da procura na véspera da folia. “Acreditamos que durante os dias do carnaval os hotéis irão registrar uma média de ocupação de 90%, levando em consideração a grande procura que a  região teve durante o janeiro, período de férias”, diz.


A entidade destaca que os indicadores não remetem a uma queda na procura de turistas na região. Isso porque o setor hoteleiro sente o reflexo das locações temporárias, que sempre foi elevada na Baixada Santista. 


Contudo, nos últimos anos, verificou-se o crescimento de aluguel de imóveis via aplicativos, como o Airbnb. Usuários da plataforma apontaram Guarujá como o terceiro destino mais procurado para o período, atrás apenas de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e Ubatuba, no Litoral Norte.


O presidente do Visite Santos Convention & Visitors Bureau, Leonardo Carvalho, recorda que recentes pesquisas incluem a Baixada Santista como a região mais lembrada por turistas do interior paulista. “Santos aparece como a sexta localidade mais pesquisado na ferramenta de busca do Google Hotéis”, afirma. 


Segundo ele, esse interesse é fruto do trabalho de divulgação das potencialidades locais em eventos como feiras e encontros com agentes turísticos. “O que cabe a nós atores locais é aproveitar esse turista quando da vinda dele e mostrar o que a cidade tem de melhor para que ele pense em retornar e, finais de semana normais, e principalmente na baixa temporada quando há uma diminuição natural nesse fluxo”. 


Folia antecipada


Outro ponto destacado foi a antecipação do desfile oficial das escolas de samba santista. Nos últimos ano, a Secretaria Municipal de Turismo realiza o evento uma semana antes do feriadão.


A medida é para a folia santista não se chocar com os desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro. “Mesmo numa escala menor, o desfile traz um movimento de turistas que participam dos desfiles”, cita Carvalho. 


Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Omar Abdul Assaf, o clima é de otimismo. “Prevemos um aumento de 8% nas vendas locais no carnaval. A boa previsão é  em todos os segmentos, desde os ambulantes da faixa de areia, shoppings e restaurantes”, diz. 


Segundo ele, o dólar alto e a circulação do coronavírus (por ora, apenas na Ásia) inibe viagens internacionais. Com isso, a Baixada Santista torna-se destino para quem desistiu de itinerários mais longos ou deixou para programar o feriadão na última hora. 


“Nosso turismo depende do sol, do clima. Quando o tempo esquenta, as cidades ficam cheias em qualquer fim de semana”, completa. 


Cálculos do Visite Santos indicam que 1,2 milhão de turistas passaram pelos equipamentos santistas no ano passado. Cerca de 42% – ou 500 mil visitantes – estiveram na cidade entre o Natal e Ano Novo. “Sentimos essa tendência de crescimento [de turistas] nos principais feriados e datas”, finaliza Carvalho. 


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