Campanha de vacinação contra o sarampo tem 'Dia D' neste sábado; veja programação na região

Só neste ano, foram confirmados cinco casos de sarampo em Santos; Bertioga tem 68 suspeitas

Por: Júnior Batista  -  11/02/20  -  20:25
Os bloqueios vacinais protegem vizinhos de pacientes com sarampo
Os bloqueios vacinais protegem vizinhos de pacientes com sarampo   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

As cidades da região já estão oferecendo vacina contra o sarampo. Neste sábado (15), será realizado o 'Dia D', quando as unidades de saúde de cada local abrirá especialmente para imunizar as pessoas. Esta etapa faz parte da campanha nacional de vacinação 2020 e foca, principalmente, em crianças e jovens, dos 5 aos 19 anos, que ainda não foram vacinados.


Na região, há pelo menos 11 casos confirmados (cinco em Santos, três em São Vicente, um em Cubatão e dois em Praia Grande) neste ano. E são pelo menos 91 casos suspeitos. Eles são em Bertioga (68), Mongaguá (7), São Vicente (11), Cubatão (5) e Praia Grande (5).


Até 13 de março, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo. Em algumas cidades, também estará disponível a vacina contra febre amarela.


“É de extrema importância o comparecimento para atualização da carteira de vacinação. Além de evitar diversas doenças, contribui para qualidade de vida de todos”, afirma a diretoria de Imunização, Núbia Araújo.


Ela explica, ainda, que a vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.


A Reportagem conversou com algumas pessoas que estiveram na Policlínica Aparecida na segunda-feira (10). A estudante Luiza Pauleli, de 14 anos, esteve com sua mãe, Maitê Pauleli, de 36 anos, para se imunizar. Ela fica em dúvida quanto tomar a vacina ou não, mas reconhece que é uma proteção a mais. "Não tenho muita opinião formada, mas já que a escola pediu, minha mãe me trouxe para tomar. Então, não custa nada", afirmou.


Estudante foi até a Policlínica Aparecida para se imunizar
Estudante foi até a Policlínica Aparecida para se imunizar   Foto: Matheus Tagé/AT

Contraindicações


A vacina é contraindicada a pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde. As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.


Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica, em 2020, até o momento, foram 1.352 casos no estado, sem óbitos. Em 2019, 16.075 casos e 14 mortes decorrentes de complicações pelo sarampo.


>>> Confira arte especial sobre os cuidados e sintomas com o sarampo


Onde se vacinar


Santos


A vacina contra o sarampo é aplicada de segunda a sexta, das 9h às 16h, nas 30 unidades de saúde. O 'Dia D' da vacina contra o sarampo está marcado para o próximo sábado, das 9h às 16h, em oito unidades de saúde:


Bom Retiro - Rua João Fraccaroli, s/nº
Rádio Clube - Avenida Hugo Maia, s/nº
Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115
Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa, s/nº
Aparecida - Av. Pedro Lessa, 1.728
Campo Grande - Rua Carvalho de Mendonça, 607
Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 514 – Encruzilhada
Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284 – Encruzilhada


Guarujá


De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de saúde da família (Usafas). Além do 'Dia D', neste sábado, no mesmo horário.


Bertioga


De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, além do 'Dia D'. 
USF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;
UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº;
UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº;
UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), bairro Chácaras;
UBS Vicente Carvalho II – Rua Epipha^nio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho.


São Vicente


As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, das 9h às 15h. O 'Dia D' de Combate ao Sarampo será neste sábado (15). A vacinação estará disponível nas unidades de saúde Parque São Vicente, Vila Margarida, Japuí, Ponte Nova, Rio Branco I e III, Humaitá e Samaritá, além de dois postos móveis, em frente à prefeitura e na Etecri (final da Avenida Nações Unidas).


Mongaguá


As vacinas serão aplicadas de segunda a sexta-feira, de acordo com os horários de funcionamento de cada sala de vacina das unidades de Saúde. Neste sábado, acontecerá o 'Dia D' de vacinação, com mutirões nos nove postinhos de Saúde, além de uma unidade móvel, que percorrerá a Área Rural da cidade. A ação está prevista para acontecer entre 9h e 16h.


Itanhaém


De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, além do 'Dia D', no sábado, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). 


Peruíbe


A campanha vai do dia 10 de fevereiro a 13 de março.  A campanha de vacina 'Dia D' será 15 de fevereiro, porém, os horários serão: Praça Matriz das 9h às 17h; PSF Guaraú das 8h às 16h. Postos Veneza, Caraguava, Ribamar e Trevo das 8h às 17h. Em relação aos postos volantes, será: segunda-feira PSF Vila Peruíbe e Casa da Mulher; terça-feira PSF Nova Itariri, Santa Izabel e recreio Santista; quarta-feira PSF Santa Izabel, Casa da Mulher, Jardim Brasil e Torre; quinta-feira Cadol e Guaraú; sexta-feira Casa da Mulher.


Cubatão


Atendimento nas 14 unidades de Saúde do município com sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30. 


Já as quatro unidades sem sala de vacina terão um posto volante uma vez por semana, também das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30: terça-feira na USF Vila Esperança-CAIC, Rua São Francisco de Assis, s/nº; quinta-feira na USF CSU, Rua Salgado Filho, 249, Jardim Anchieta e na USF Água Fria, Rua Elias Zarzur, 687; e na sexta-feira na UBS Vila Natal, Rua dos Cravos.


O 'Dia D' será realizado no próximo sábado, dia 15, das 8h às 17h, nas unidades de Saúde da Cota 200, Cota 95, Jardim Casqueiro, Jardim Nova República, Morro do Índio e Mario Covas, além de postos volantes no Parque Anilinas e na Avenida Nove de Abril, em frente à Biblioteca Municipal (em caso de chuva, esse posto será transferido para dentro da biblioteca).


Praia Grande


No período de 10 de fevereiro a 13 de março, será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de vinte anos de idade (19 anos, 11 meses e 29 dias). O 'Dia D' (sábado) de mobilização nacional será em 15 de fevereiro. No período de 3 a 31 de agosto, será realizada a vacinação de adultos não vacinados na faixa etária de 30 a 59 anos de idade. O 'Dia D' (sábado), de mobilização nacional, será em 22 de agosto. Todas as unidades vacinam de segunda a sexta, das 9h às 16h.


Logo A Tribuna
Newsletter