Tartaruga-cabeçuda é resgatada viva com três anzóis no esôfago em Bertioga

Animal foi encontrado por turistas na Praia do Guaratuba na noite de domingo (24) e recebe atendimento médico

Por: De A Tribuna On-line  -  26/11/19  -  11:10
Tartaruga-cabeçuda recebe tratamento no Instituto Gremar
Tartaruga-cabeçuda recebe tratamento no Instituto Gremar   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foi resgatada após ser encontrada por banhistas na Praia do Guaratuba, em Bertioga, na noite de domingo (24). O Instituto Gremar foi o responsável pelo recolhimento do animal, que tinha anzóis dentro do esôfago, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).


Segundo o Gremar, trata-se de uma fêmea adulta que pesa, aproximadamente, 87 kg, e possui 90 cm de comprimento. A instituição relata que a tartaruga deu entrada no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos com três anzóis alojados no esôfago.


Com início nesta segunda-feira (25) e durante os próximos dias, a tartaruga passará por protocolo de estabilização, para restabelecer suas melhores condições clínicas. O Gremar informou que, caso reaja bem ao início do tratamento, o animal passará futuramente por exame de endoscopia visando à retirada dos anzóis.


Tartaruga-cabeçuda foi encontrada por turistas na Praia do Guaratuba
Tartaruga-cabeçuda foi encontrada por turistas na Praia do Guaratuba   Foto: Reprodução/Aconteceu em Bertioga

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos


O Instituto Gremar é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


Logo A Tribuna
Newsletter