EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

26 de Maio de 2019

Prefeitura de Bertioga instala radares na Rua Manoel Gajo

Equipamento passa a autuar os motoristas nesta segunda-feira

Para reduzir o número de acidentes na cidade, a Prefeitura de Bertioga instalou novos radares de trânsito na Rua Manoel Gajo. Os aparelhos foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e começam a autuar nesta segunda-feira (8).

Segundo a Diretoria de Trânsito e Transportes do município, mais de 50% dos veículos que trafegam no trecho ultrapassam os 40 km/h, velocidade máxima permitida no local. Durante uma semana de registro, 651 de 1.159 automóveis estavam trafegando bem acima do limite permitido. O equipamento também foi um pedido dos moradores do trecho, que reclamaram sobre o abuso dos condutores.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a cidade contava com 24.859 veículos em janeiro de 2019, cerca de um veículo para cada dois habitantes. A rua escolhida para a instalação dos radares é uma importante via de acesso a serviços públicos, como a Sabesp e a Delegacia Sede.

A redução e respeito aos limites de velocidade integram as recomendações de diversos organismos internacionais. Em 2018, o número de mortes no trânsito atingiu o valor de 1,35 milhão. O Brasil tem a pior classificação referente a limites de velocidade em áreas urbanas, mesmo com a criação da Lei Seca.