Prefeitura de Bertioga apresenta primeira versão do novo Plano Diretor

Expectativa é que a aprovação do projeto, discutido desde 2007, ocorra até o fim do semestre

Por: Da Redação  -  07/07/19  -  23:38
  Foto: Divulgação / Prefeitura de Bertioga

A Prefeitura de Bertioga apresentou, na última semana, a primeira versão da minuta do novo Plano Diretor (PD), durante audiência pública realizada no Sesc. O público presente pôde fazer as últimas contribuições ao projeto nesta etapa, que agora será enviado à Procuradoria Geral do Município para análise do texto e do processo do plano, que posteriormente serão encaminhados à Câmara Municipal.


Para a diretora de Planejamento Urbano do Município, Giuliana Bizzarro, a diferença agora é a participação popular e a transparência. “A discussão do governo anterior queria alterar, além do PD, as leis de Uso e Ocupação do Solo e o Código de Obras, o que levantou entre a população o receio da verticalização da Cidade. Dessa vez, estamos discutindo primeiro as diretrizes para o desenvolvimento da Cidade, para a partir daí discutir cada lei especifica”, explica.


O Plano Diretor é definido no Estatuto da Cidade como o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana das cidades. A legislação vigente é de 1998, tem oito páginas e 45 artigos. Já a minuta da revisão tem 92 páginas e 273 artigos, contemplando mais necessidades do município.


Confira os principais pontos tratados na lei:


Melhorias e implantação do saneamento básico;
Melhorias na infraestrutura;
Regularização fundiária;
Exploração do potencial turístico e incentivo ao ecoturismo;
Exploração do potencial náutico;
Geração de empregos e diversificação da economia,
Capacitação da mão de obra;
Incentivo a projetos e iniciativas locais;
Melhorias no transporte público;
Melhorias na Saúde e na Segurança.


Logo A Tribuna
Newsletter