Idoso luta há um ano por duas cirurgias para voltar a enxergar: 'Não consigo fazer nada'

Complicações decorrentes de diabetes fizeram José Roberto Vitoriano perder 90% da visão

Por: Daniel Gois  -  25/09/20  -  15:01
Com catarata e descolamento de retina, morador de Boraceia luta por cirurgias para voltar a enxergar
Com catarata e descolamento de retina, morador de Boraceia luta por cirurgias para voltar a enxergar   Foto: Arquivo pessoal

As complicações decorrentes de diabetes fizeram José Roberto Vitoriano, de 72 anos,perder praticamente toda a visão. Moradorde Boraceia, em Bertioga, ele luta há um ano contra catarata e descolamento de retina.Em busca das duas cirurgias, ele conta quejá foi encaminhado para diversos hospitais públicos, mas a mensagem é uma só: “Aqui não fazemos”.


Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


A maior dificuldade é conseguir a cirurgia de descolamento de retina.Enxergando apenas “pontinhos de luz”, José Robertodepende de outras pessoas para realizar tarefas diárias, como pegar as próprias roupas. “Não consigo fazer absolutamente nada.Pra mim é muito difícil", lamenta.


A luta contra o diabetes começou há 26 anos.Em setembro do ano passado, José Roberto notou que a visãodiminuíagradativamente. Foi quando ele descobriu, em uma consulta com oftalmologista, queestava com as duas complicações.


Desde então, ele já passou por hospitais em Bertioga, Mogi das Cruzes e nos bairros Mooca e Liberdade, da capital paulista. Em nenhum deles o idosoconseguiu as duas cirurgias.Além disso,elenão é beneficiário do INSS.


O “desespero” fez com que José Roberto pedisse a uma amiga para criar uma vaquinha virtual, visando arrecadar fundos para realizar o tratamento em um hospital particular.


Logo A Tribuna
Newsletter