Em tempos de coronavírus, Bertioga segue com trabalhos de combate à dengue

Agentes de controle de endemias realizam visitas e informam a população sobre o Aedes aegypti

Por: Por ATribuna.com.br  -  15/04/20  -  21:20
Trabalho é realizado pela Vigilância em Saúde de Bertioga
Trabalho é realizado pela Vigilância em Saúde de Bertioga   Foto: Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, o trabalho de prevenção e combate à dengue não para em Bertioga. Agentes de controle de endemias seguem com trabalho nas ruas diariamente e fazendo visitas para orientar a população a identificar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.


Além de aplicar larvicidas e inseticida fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo, os profissionais fazem controle biológico por meio do projeto "Peixe Urbano", aplicando peixes larvófagos (se alimentam da larva do mosquito) em criadouros que não podem ser removidos, como piscinas abandonadas, por exemplo.


"Os peixes são inseridos nas piscinas abandonadas e constantemente fazemos acompanhamento para verificar se houve proliferação de larvas. O resultado é sempre positivo, pois os peixes impedem o desenvolvimento das larvas", comenta a coordenadora do IEC (Informação, Educação e Comunicação) do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, Elisângela Penha.


O trabalho, realizado pela Vigilância em Saúde de Bertioga, também contempla pessoas que tenham contraído a doença e visitas aos imóveis ao redor das residências dos doentes, identificando possíveis focos e conscientizando a população.


Logo A Tribuna
Newsletter