Com pai internado por Covid em Bertioga, filha luta por vaga em UTI com hemodiálise

Ivana Cristina Morgado busca um para Julio César Morgado internado há duas semanas. Ele está em estado grave no Hospital Municipal de Bertioga

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/04/21  -  22:21
Filha tenta vaga em UTU para pai
Filha tenta vaga em UTU para pai   Foto: Acervo pessoal: Ivana Cristina Morgado

Uma filha com o paientubado com covid e internado há duas semanas,no Hospital Municipalde Bertioga,tenta transferência para conseguirumavaga em UTI(Unidade de Terapia Intensiva) com tratamento específico para hemodiálise.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A auxiliar de enfermagem Ivana Cristina Morgado, de 41 anos,informouem entrevista para A Tribuna.com.brqueo pai, JulioCésar Morgado, deu entrada no hospitalno dia 21 de março, com fraqueza, cansaço e falta de ar.


Desde então, o quadro do paciente, segundo Ivana, só tem piorado e a atual situação é gravíssima, pois além de ser diabético, necessita de hemodiálise paratratamento de insuficiência renal. Porém, o Hospital Municipal de Bertioga não oferece esse tipo de procedimento na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).


Por isso, a filha tem se esforçado para conseguir uma vaga em outra unidade de saúde para o pai. Ela conta queconseguiu uma liminar de Justiça que obriga os gestores do SUS a conseguirem um leito paraJulio,mas não obteve êxito.


Ademais, a auxiliar de enfermagem explica quese conseguisse o laudo médico do quadro clínico do pai, provavelmente aceleraria o processo de transferência, mas depois de três tentativas, disse que o Hospital Municipal de Bertioga nãoconcedeu o documento.


Ivana explica que pediu olaudo, pela primeira vez, na última quarta-feira (31/3)e recebeu a devolutiva que precisaria aguardar 15 dias para ter as informações em mãos. No dia seguinte, a auxiliar de enfermagemconta quefez a solicitação novamente, quando a administração pediu que voltasse em 24h.


Porém, atésexta-feira (2/4), após o prazo determinado pelo Hospital Municipal de Bertioga,segundo Ivana,elanão conseguiu a documentação e suplicou por ajuda. “Eu preciso salvar a vida do meu pai”, desabafou.


Em nota, a Secretária de Saúde informou que não foi notificada oficialmente sobre a liminar, mas fez o pedido para a transferência para o pai de Ivana,JulioCésar Morgado, no dia 24/3.


“A Secretaria de Saúde de Bertioga informa que ainda não foi notificada oficialmente da liminar.


De acordo com o INTS, responsável pela gestão do Hospital Municipal, independente de liminar, o Município já havia solicitado transferência do paciente para UTI em 24/03 por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), sendo que em 30/03 foi realizada nova solicitação com especificação para UTI com hemodiálise. Importante esclarecer que cabe à CROSS indicar a vaga para a realização da transferência. O INTS informa ainda que cópias do prontuário e de atualizações da ficha CROSS já foram fornecidas à família do paciente. Quanto ao laudo médico, é necessária a formalização do pedido. Caso já tenha sido solicitado, o documento é emitido em até um dia útil. Vale ressaltar que a transferência do pacienteindepende de laudo médico, já que todas as informações constam na ficha CROSS” .


Logo A Tribuna
Newsletter