Bertioga aumenta número de testes para coronavírus em parceria com laboratório

Objetivo é acelerar os diagnósticos da doença no município

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/06/20  -  14:47
Casos de Covid-19 na Índia passam de 3 milhões
Casos de Covid-19 na Índia passam de 3 milhões   Foto: Divulgação

A Prefeitura de Bertioga ampliou a testagem para o coronavírus (Covid-19) em pacientes com sintomas da doença na cidade. A Secretaria de Saúde informa que o aumento dos testes foi feito em parceria com um laboratório particular, conveniado com o Instituto Adolfo Lutz, para diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus, reduzir o número de casos e encerrar possíveis surtos no município.


Com a medida, o número de casos suspeitos aumentou significativamente, pois todos aqueles que passam pelo atendimento hospitalar em Bertioga com ao menos um sintoma, realizam a testagem.


Antes, seguindo o protocolo do Estado, o teste era realizado apenas em pacientes que apresentavam sintomas graves da Covid-19.


Testes


O exame laboratorial com coleta realizada por meio de secreções do nariz ou garganta, a partir do 3° dia de sintoma do paciente tem previsão de resultado de 48 a 96 horas. Já o teste rápido é usado em alguns casos específicos e o paciente precisa estar no 8° dia ou mais de sintomas. O resultado fica pronto em 20 minutos.


Segundo a Secretaria de Saúde com esse novo protocolo, o tratamento poderá iniciar mais rápido, combatendo a replicação do vírus no organismo do paciente e evitando que o quadro se agrave.


Os testes são custeados pelo município, através da Secretaria de Saúde,, visto que os laboratórios do Estado não recebem os testes fora do protocolo, que prevê a testagem somente para casos graves.


Logo A Tribuna
Newsletter