Bertioga anuncia construção do maior projeto habitacional da Baixada Santista

Ao todo, 1.500 moradias serão construídas no bairro Jardim Raphael para famílias em situação de vulnerabilidade

Por: De A Tribuna On-line  -  27/07/19  -  12:17
Minha Casa Minha Vida pode não ter novas contratações no ano que vem
Minha Casa Minha Vida pode não ter novas contratações no ano que vem   Foto: Divulgação/ Prefeitura de Bertioga

A cidade de Bertioga anunciou que dará início ao maior projeto habitacional da Baixada Santista. Estima-se que 1.500 famílias serão contempladas pelos novos apartamentos, a serem construídos no bairro Jardim Raphael. Segundo a prefeitura, o projeto será executado em breve, com um recurso de R$ 170 milhões.


Chamado de "Minha Casa, Minha Vida - Entidades", o projeto foi anunciado inicialmente em 2014. O conjunto habitacional será construído na altura Km 218 da Rodovia Rio-Santos. A obra deve gerar cerca de mil empregos diretos ou indiretos.


Para viabilizar o início dos trabalhos, foi necessária a aprovação do projeto pela Prefeitura de Bertioga e por órgãos como o Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Grapohab), Secretaria de Meio Ambiente, Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e Ministério Público.


Os apartamentos serão destinados a famílias com renda de até três salários mínimos. A escolha foi feita de acordo com critérios que priorizam famílias que residem em áreas de risco ou insalubres, ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; e famílias que tenham pessoas com deficiência. O cadastramento foi realizado já em 2014.


O empreendimento deve reduzir o déficit habitacional do município. De acordo com o Censo 2010, a cidade carece de 3,5 mil moradias.


Cada apartamento será composto por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Ao todo, serão construídos cinco condomínios, com 15 blocos cada, totalizando 75 blocos com cinco pavimentos.


A obra será executada pela empresa Qualyfest Construtora, em parceria com entidades como a Associação dos Moradores do Jardim Helena, Frente Paulista de Habitação Popular do Estado de São Paulo e Movimento Pró- Moradia de Suzano.


Logo A Tribuna
Newsletter