Bandidos se passam por atendentes de banco para aplicar golpes na Baixada Santista

O golpe do cartão, em que os bandidos ligam para as pessoas passando-se por atendentes dos bancos continua fazendo vítimas, especialmente idosos

Por: Da Redação  -  12/09/20  -  11:12
Atualizado em 12/09/20 - 12:00
Bandidos se passam por atendentes de banco para aplicar golpes em pessoas na Baixada Santista
Bandidos se passam por atendentes de banco para aplicar golpes em pessoas na Baixada Santista   Foto: Matheus Tagé/AT

O golpe do cartão, em que os bandidos ligam para as pessoas passando-se por atendentes dos bancos e tentam obter dados bancários e os próprios cartões, levados por um motoboy, continua fazendo vítimas, especialmente entre os idosos.


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Mas, no caso de uma aposentada de 82 anos, moradora de Santos, os bandidos foram além, porque sequer a senha eles sabiam. No entanto, quanto à sua rotina e hábitos, sabiam até demais.
Os bandidos conseguiram dois cartões dela. Mas, antes usaram o nome de um de seus gerentes para dar “credibilidade” ao golpe. Foram duas ligações.


A primeira foi logo cedo, antes das oito horas da manhã, quando um dos criminosos se passou por seu gerente. “Ele falou meu nome completo RG e até a rua onde moro. Ele sabia o nome do meu gerente, errou só a agência, o que não me atentei. Eles são muito persuasivos, as pessoas devem tomar muito cuidado”, conta ela, que não quis se identificar.


Ela contou que os bandidos sabiam seus hábitos e deram detalhes de quando fez saques e pagamentos. Sabiam, inclusive, os dados de seu filho. “Foi tudo de caso pensado. Esses bandidos são profissionais. Estou dando esse depoimento para que sirva de alerta, porque há muitos idosos na região. Eles precisam saber, cada vez mais, desse tipo de crime”.


Alerta


O coordenador do Procon Santos, Rafael Quaresma, disse que primeiro é preciso ter atenção, cuidado, cautela pelos consumidores. Lembrou que nenhum banco utiliza motoboys que busquem em casa.


“Se houver dúvida, peça alguns minutos, para retornar depois, ligue para seu gerente, para seu banco, para tirar a limpo esse tipo de informação”, diz.


No caso do golpe ter sido efetivado, o banco é responsabilizado. “Eles têm responsabilidade pelos serviços que prestam ou pelas facilidades que oferecem”, reforça.


O primeiro passo é registrar a reclamação nos canais oficiais do banco, fazer boletim de ocorrência, no site do Banco Central e formalizar no órgão de defesa do consumidor de sua cidade.


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