Bancos montam esquema especial em tempos de pandemia; veja como resolver pendências

Recomendação é utilizar os canais de atendimento disponíveis na internet; pessoalmente, veja a regra adotada em cada instituição

Por: Nathália de Alcantara  -  09/04/20  -  00:43
Caixa Econômica Federal orienta clientes a acessarem Internet Banking e Mobile Banking
Caixa Econômica Federal orienta clientes a acessarem Internet Banking e Mobile Banking   Foto: Sílvio Luiz/AT

Em tempos de pandemia de coronavírus, os bancos adotaram medidas de segurança, diminuíram o expediente e reforçaram a higiene, mas a orientação é que as pendências sejam resolvidas pelos canais virtuais de atendimento. Além disso, algumas agências foram fechadas na região.


Segundo o diretor de Canais Digitais no Itaú Unibanco, Renato Mansur, é essencial potencializar a presença no ambiente digital, já que uma das principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater o coronavírus é ficar em casa e evitar aglomerações.


“Por isso, estamos reforçando as facilidades disponíveis na jornada on-line e mobile para que as pessoas evitem a ida até agências ou usem caixas eletrônicos”.


Para ajudar quem não está muito acostumado com os aplicativos dos bancos, é possível acompanhar o passo a passo, em texto e até em vídeo, que as instituições prepararam.


Já pessoalmente, o atendimento começa uma hora mais cedo para idosos, que fazem parte do grupo de risco. Só que alguns bancos foram mais além e decidiram interromper temporariamente o atendimento. É o caso do Santander, por exemplo, que adotou essa medida em oito agências em Santos, São Vicente e Praia Grande.


“A orientação aos nossos gerentes é que acompanhem de perto a situação de cada cliente para que possamos antecipar as soluções financeiras adequadas já nos primeiros sinais de dificuldade”, explica o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes.


Máscaras


Os idosos que aguardavam nas filas de bancos em Mongaguá receberam máscaras de profissionais da Saúde e da Guarda Civil Municipal na segunda (6).


A iniciativa abordou e orientou um dos principais públicos-alvo do grupo de risco da doença, ainda mais em pleno quinto dia útil do mês.


As pessoas também puderam desinfetar as mãos com álcool em gel e as profissionais da Saúde reforçaram a importância do isolamento social. 


>> Veja o esquema em cada banco:


Itaú


  • Aposentados e pensionistas terão acesso às agências uma hora antes do público geral, das 9h às 10h
  • Os demais clientes são atendidos das 10h às 14h, com limite do fluxo de pessoas e orientando para que mantenham a entre si a distância mínima de um metro
  • O banco também reforçou o protocolo de limpeza e o uso de antissépticos adequados, além de recomendar que os clientes lembrem de higienizar as mãos após o uso de caixas eletrônicos, de maquininhas de pagamento e de manuseio de dinheiro em espécie dentro e fora do local
  • A orientação é que os clientes usem os canais digitais para efetuar operações como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em www.itau.com.br/coronavirus
  • O site do banco foi reconfigurado, incluindo um passo a passo para aqueles que nunca usaram o App Itaú antes. A ideia é mostrar de uma forma simples e compreensível de como acessar remotamente o banco e realizar, com comodidade e segurança, serviços como transferências, pagamento de cartões e boletos (vencidos ou não), desbloqueio de senha de cartão de crédito e débito, acompanhamento de pedido de cartões, consulta de saldo e extrato, de fatura de cartão, de comprovantes e investimentos, além de renegociar dívidas
  • Tem vídeos tutoriais voltada para pessoas não digitalizadas disponíveis em www.itau.com.br/tudoemcasa

Bradesco


  • Tem reforçado com os clientes para que priorizem a utilização dos canais digitais
  • O banco aumentou a frequência das rotinas de limpeza na rede de agências, intensificou a higienização nos terminais de autotendimento e disponibilizou álcool em gel em suas dependências
  • As agências estão atendendo das 10h às 14h. Para aposentados e pessoas com deficiência, o atendimento começa uma hora antes
  • Em dia de pagamento de benefícios, abrem, no mínimo, 2h antes
  • No site banco.bradesco/coronavirus é possível tirar dúdivdas, solicitar prorrogação de pagamento e acessar tutoriais que orientam como acessar os canais digitais

Banco do Brasil


  • As agências estão funcionando das 10h às 14h
  •  A prioridade continua sendo a abertura das Salas de Autoatendimento, com abastecimento, limpeza e funcionamento de todos os terminais
  • O atendimento presencial será prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional, como nas situações de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão, saques de benefícios sociais sem cartão
  • Crédito, renegociação de dívidas, abertura de contas, bem como pagamentos e transferências estão à disposição por meio de sua plataforma digital
  • O atendimento remoto no BB pode ser acessado pelo Aplicativo BB (smartphone) e o portal do BB na internet (bb.com.br), além do WhatsApp (61) 4004-0001, da Central de Atendimento BB (0800-7290001) e pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin)
  • Também é possível fazer operações bancárias diretamente pelo WhatsApp. Estão disponíveis serviços como pagar contas (boletos e convênios), consultar limite de cartão; saque sem cartão; transferência entre contas correntes do BB; recargas de celular; fatura de cartão de crédito, liberação de cartão e rastreamento de cartão; consulta de saldos e extratos da conta corrente e da poupança, além dos fundos de investimento; renegociação de dívidas e pagamento do IPVA. O número é (61) 4004-0001

Santander


  • Em Santos, as unidades Braz Cubas (Coliseu), Embaré, Boqueirão, Gonzaga e Ana Costa fecharam por tempo indeterminado. Já em São Vicente, a agência da Avenida Presidente Wilson e a que fica dentro da prefeitura pararam de funcionar. Em Praia Grande, a da Avenida Presidente Costa e Silva também segue de portas fechadas
  • Todas as demais agências da região seguem abertas, com o escalonamento de acesso de clientes, em grupos de 10 a 20 pessoas por vez, conforme o tamanho da unidade
  • Isso para garantir uma distância mínima de um metro entre todos
  • As agências com maior concentração de pensionistas e clientes idosos poderão adotar um horário exclusivo, das 9h às 10h

Caixa Econômica Federal


  • Orienta seus clientes a acessarem Internet Banking e Mobile Banking. Foi ampliado o atendimento em canais remotos, como a Agência Digital, telesserviço e SMS
  • A Agência Digital está disponível para todos os clientes correntistas e poupadores. É preciso digitar número da agência e da conta para ser direcionado ao atendimento na sua agência de forma remota. O serviço é das 8h às 22h. O cliente pode entrar em contato com o gerente por e-mail ou pelo telefone 3004-8104
  • Na Agência Digital, é possível fazer alteração de limites para transações e canais digitais, cadastramento e desbloqueio de assinatura eletrônica, credenciamento de estabelecimentos, aplicações/resgate de investimentos, contratação de cartão de crédito, contratação e manutenção de produtos de crédito e seguridade, solicitação de pausa nos contratos PF, PJ e Habitação, 2ª via de boletos e inclusão de débito automático
  • Ampliou ainda o rol de serviços disponíveis em aplicativos para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação
  • O atendimento presencial é das 10h às 14h para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, Seguro Desemprego e Defeso, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, além do abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento
  • Na região da Baixada Santista, apenas as agências (Shopping Praiamar e Litoral Plaza Shopping), localizadas em shoppings fechados por conta de decretos municipais e os postos de atendimento (Justiça Federal e Justiça do Trabalho de Santos), estão fechadas
  • As outras unidades estão com fluxo de pessoas no interior limitado, para que seja possível manter a distância de no mínimo 1 metro entre as pessoas
  • Abrem as portas 1h mais cedo para os grupos de risco de coronavírus as unidades de Bertioga (Av. Anchieta, 715, Centro), Cubatão (Av. Nove de Abril, 2.081, Centro), Guarujá (Av. Leomil, 645, Centro; e Av. Santos Dumont, 396, Sitio Pae Cará), Itanhaém (Rua Condessa de Vimieiros, 183, Centro), Mongaguá (Rua Brasilia Teixeira Seckler, 84, Centro), Peruíbe (Av. Padre Anchieta, 1.054, Centro), Praia Grande (Av. Presidente Costa e Silva, 748, Boqueirão, e Av. Presidente Kennedy, 7.074, Cidade Ocian) e Santos (Av. São Francisco, 164, Centro, e Rua Marcilio Dias, 170, Gonzaga)
  • Nelas, só poderão ser realizados só os seguintes serviços: saque INSS sem cartão; saque de Seguro Desemprego/ Defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; desbloqueio de cartão e senha de contas; e abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento

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