Baixada Santista terá mais 10 respiradores mecânicos, diz deputado

Número foi assegurado pelo secretário estadual do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, ao deputado estadual Kenny Mendes

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/08/20  -  00:47
Com os aparelhos, mais 10 leitos de UTI poderão ser habilitados na Baixada Santista
Com os aparelhos, mais 10 leitos de UTI poderão ser habilitados na Baixada Santista   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Os hospitais da Baixada Santista destinados ao combate da Covid-19 receberão o reforço de 10 respiradores mecânicos. Assim informou o secretário estadual do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, ao deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas) na noite desta terça-feira (04). Datas de quanto os aparelhos chegarão à região não foram reveladas.


Os respiradores são destinados à retaguarda no combate ao novo coronavírus. Isso porque estima-se que até 5% dos pacientes com Covid-19 sofrem da chamada síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), sendo necessário o aparelho para manter, de forma mecânica, a oxigenação do indivíduo. E, com eles, podem ser habilitados novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para vítimas da Covid-19.


Segundo Kenny Mendes, com esses aparelhos, sobe para 155 o número de respiradores obtidos por intermédio do parlamentar junto ao Governo do Estado para uso no enfrentamento da Covid-19 na região.


“A falta de vagas em UTI já era um problema antes da pandemia. Com o novo coronavírus, a situação foi agravada”, explica o parlamentar. “Os ventiladores pulmonares são indispensáveis para a criação de novos leitos de UTI. Além de garantirem a internação a mais pacientes, também contribuem para que nossas cidades se mantenham na fase amarela do Plano São Paulo”.


Os 145 respiradores anteriores obtidos por intermediação do deputado estadual foram distribuídos nos seguintes municípios:


Santos 


Hospital Guilherme Álvaro – HGA (6); UPA Zona Leste (20); Hospital dos Estivadores (15); Hospital Vitória (10); Beneficência Portuguesa (5) e AME Aparecida (15, com os leitos funcionando no HGA) 


Guarujá 


Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (7) e Hospital Santo Amaro (7) 


São Vicente 


Hospital Municipal (antigo CREI, 12)


Praia Grande 


Hospital Irmã Dulce (20) 


Cubatão 


Prefeitura Municipal (7) 


Itanhaém 


Prefeitura Municipal (15) 


Peruíbe 


Maternidade Municipal (6)


Logo A Tribuna
Newsletter