Baixada Santista tem mais de 2 mil perícias médicas desde reabertura de agências do INSS

Peritos trabalham de forma intercalada entre os sistemas presencial e não-presencial. Órgão aposta na telemedicina para reduzir filas

Por: Daniel Gois  -  23/11/20  -  14:34
Novas regras levam em conta reforma da Previdência e novos valores de piso e teto para benefícios
Novas regras levam em conta reforma da Previdência e novos valores de piso e teto para benefícios   Foto: Arquivo/AT

Desde a reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Baixada Santista, foram realizadas 2.228 perícias médicas de forma presencial nas cidades de Santos, São Vicente e Guarujá. Os postos de atendimento do INSS trabalham com peritos intercalados entre o sistema presencial e não presencial, em função da pandemia do novo coronavírus.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Santos lidera entre as três cidades, com 1.620 perícias, seguida de São Vicente (359) e Guarujá (249 perícias realizadas na unidade), conforme dados divulgados pelo INSS no início do mês de novembro. Segundo o instituto, o tempo médio entre o agendamento e o atendimento pericial é de 15 dias em todo o país.


O trio de cidades também conta com 1.978 agendamentos ativos que passam por perícia, sendo 1.322 em Santos, 479 em Guarujá e 177 em São Vicente.


O município santista reabriu as agências do INSS há dois meses, no dia 17 de setembro. Desde então, 14 peritos estão em exercício, sendo nove de forma presencial e cinco à distância.


A mesma data também marcou o retorno das atividades em Guarujá, que conta com cinco peritos, sendo dois presenciais e três não-presenciais.


Em São Vicente, a reabertura aconteceu posteriormente, no dia 19 de outubro. De lá pra cá, 12 peritos estão em exercício, sendo nove de forma presencial e três à distância.


Telemedicina


Uma das apostas do órgão para diminuir a fila de atendimentos é a telemedicina, que começou a ser adotada na segunda-feira (16). O projeto piloto, iniciado junto ao cumprimento da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), vai até 31 de janeiro de 2021.


Orientações


Para evitar aglomerações, o INSS recomenda que a população compareça às agências sem crianças ou acompanhantes, já que deve ser respeitado um limite de pessoas na área de atendimento. O uso de máscara é obrigatório.


Caso o cidadão tenha agendamento marcado, mas apresente sintomas de Covid-19, a orientação é de não comparecer à agência e procurar atendimento médico.


Os agendamentos podem ser realizados pelo site e aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135.


Logo A Tribuna
Newsletter