Baixada Santista ganha reforço policial na 'Operação Verão + Seguro'

Recursos serão repassados pelo Governo do Estado de São Paulo para auxílio no custeio da segurança

Por: De A Tribuna On-line  -  13/12/19  -  20:52
'As áreas de Saúde, Turismo e Segurança Pública incorporam essa ação', disse Doria
'As áreas de Saúde, Turismo e Segurança Pública incorporam essa ação', disse Doria   Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (13), que irá reforçar o policiamento no litoral paulista com a ‘Operação Verão + Seguro’. Participaram do evento o governador João Doria e os secretários General João Camilo Pires de Campos (Segurança Pública) e José Henrique Germann Ferreira (Saúde), que detalharam a ação.


“Hoje nós anunciamos a Operação Verão + Seguro 2019/2020, com as áreas de Saúde, Turismo e Segurança Pública incorporando essa ação”, disse Doria.


Dentre os anúncios desta sexta-feira, o estado destacou a importância do reforço policial nos municípios de Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Iguape, Cananéia, Peruíbe, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Cubatão, Bertioga, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba.


Policiamento


A Polícia Militar enviará 2.070 agentes para reforçar a segurança nas cidades da Baixada Santista, 612 para o Litoral Norte e 100 para o policiamento rodoviário. O início da ação será no dia 23 de dezembro.


'Isso é a Segurança Pública, empreendendo para proteger milhares de pessoas', disse o General Campos, secretário de Segurança
'Isso é a Segurança Pública, empreendendo para proteger milhares de pessoas', disse o General Campos, secretário de Segurança   Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

A primeira fase da ação se estenderá até 2 de fevereiro. A partir do dia 3 até o término da Operação Verão + Seguro, em 25 de fevereiro, as regiões contarão com reforço de 900 policiais militares. O Sistema Anchieta-Imigrantes e as rodovias litorâneas também terão maior número de policiais.


Além disso, serão oferecidas 6.644 vagas mensais para policiais militares e 5.513 vagas para policiais civis atuarem em jornadas extraordinárias (Dejec e Dejem), com direito a uma remuneração adicional. A PM também terá 246 viaturas a mais. Já a Polícia Técnico-Científica vai usar motocicletas para perícias no Litoral Norte.


Praia segura


Nas praias da região, a segurança dos banhistas será reforçada com prevenção de afogamentos, busca e salvamento. Serão contratados 566 guarda-vidas, sendo 89 no Litoral Norte e 427 no Litoral Sul. Outros 50 profissionais vão atuar nas represas Billings e Guarapiranga, na Capital.


Blitze antifumo e antiálcool


Além da vinda de novos policiais para as cidades da região, também haverá blitze com foco nas leis antifumo e antiálcool. O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) mobilizará agentes para realizar inspeções nos estabelecimentos comerciais, casas noturnas e clubes, reforçando as ações de fiscalização em municípios durante a operação. O objetivo é garantir ambientes livres de tabaco e evitar o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade.


Logo A Tribuna
Newsletter