Baixada Santista firma protocolo para crescimento econômico e modernização do porto

Entre as ações a serem trabalhadas estão a busca por alternativas para a produção de gás oriundo do pré-sal, análise das áreas pouco utilizadas da Usiminas e uma definição quanto ao Complexo Andaraguá, em Praia Grande

Por: Da Redação  -  11/02/21  -  22:34
Os dados fazem parte de levantamento do TCE-SP relativo ao 3º bimestre de 2019
Os dados fazem parte de levantamento do TCE-SP relativo ao 3º bimestre de 2019   Foto: Reprodução

Prefeitos e representantes das cidades da região estiveram nesta quarta-feira (10), em São Paulo para a assinatura de um protocolo de intenções com a Invest SP, agência paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. O objetivo é criar um plano de cooperação técnica, mapeando gargalos e potenciais de desenvolvimento para acelerar a retomada econômica e possibilitar a criação de empregos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O presidente da Invest SP, Wilson Mello, disse que, entre as ações a serem trabalhadas na Baixada Santista, estão a busca por alternativas para a produção de gás oriundo do pré-sal, análise das áreas pouco utilizadas da Usiminas, a modernização do Porto de Santos e uma definição quanto ao Complexo Andaraguá, em Praia Grande.


“A logística da região precisa se modernizar para não perder as janelas de oportunidades. Um exemplo é o Grupo Rumo, que está sinalizando com investimentos na ordem de R$ 6 bilhões na malha férrea paulista, algo que vai impactar de forma positiva a Baixada”, disse Mello. O acordo, válido por 12 meses, também prevê apoio aos municípios na interlocução com investidores e em decisões para novos empreendimentos.


Ao assinar o documento, o prefeito santista e também presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb), Rogério Santos (PSDB), reafirmou a importância de projetos conjuntos.
“Esse protocolo vai ajudar no planejamento integrado e no desenvolvimento das potencialidades da nossa região, incluindo o porto, os aeroportos, o Polo Industrial e o turismo.”


A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), frisou que essa união será um ponto fundamental para a retomada econômica. “A Cidade investiu em obras de infraestrutura nos últimos anos em todos os bairros, fator determinante para chegada de mais investidores”, analisou, ao tratar da assinatura do protocolo.


Radiografia


A próxima etapa do processo será realizar reuniões técnicas entre representantes das prefeituras e da Invest SP.


Uma radiografia das cidades será traçada, destacando itens em potencial que poderão atrair investidores. A meta é que, até o fim de maio, apresentem-se projetos para fomentar negócios na região.


Logo A Tribuna
Newsletter