Baixada Santista 'encurta' campanhas de vacinação nesta quinta-feira

Apesar da baixa adesão, cidades aguardam aval do Ministério da Saúde para manter distribuição das doses

Por:  -  29/10/20  -  12:10
Atualizado em 29/10/20 - 12:14
São Vicente prorroga campanhas de vacinação
São Vicente prorroga campanhas de vacinação   Foto: Imagem Ilustrativa/Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público, de quarta (28) para sexta-feira (30), encurtou as campanhas de vacinação nas cidades da Baixada Santista. Com isso, os postos de saúde da região aplicam as doses das campanhas de Multivacinação contra sarampo e poliomielite até esta quinta-feira (29). 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na reta final da ação, a meta de imunização da campanha de vacinação contra a poliomielite está abaixo de 35% da marca estimada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é vacinar 95% das crianças de 1 a 5 anos. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, cerca de 1,4 milhão de pessoas ainda precisam ser imunizadas no Estado.  


Apesar da marca aquém do esperado, as cidades da região aguardam um posicionamento do Ministério da Saúde a fim de prorrogar a campanha.  


As doses são distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (Usafas) ou policlínicas das noves cidades da região. É necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação, se tiver. 


>> Veja relação de postos com aplicação das doses na Baixada Santista


Público-alvo 


Para o sarampo, o público de 6 meses a 49 anos que ainda não se imunizou, deve comparecer a um dos 20 postos de vacinação da Cidade para ter a carteira de vacinação avaliada pelos profissionais da saúde.   


O público-alvo contra a poliomielite é crianças de 12 meses a menores de 5 anos, que serão vacinadas com a vacina Oral Poliomielite (VOP). 


Já as crianças de até 12 meses estão tendo a situação vacinal atualizada com a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), pela Campanha de Multivacinação. A multivacinação acontece em crianças e adolescentes menores de 15 anos, tendo como objetivo atualizar a caderneta. 


Logo A Tribuna
Newsletter