Baixada Santista avança para fase Verde no Plano São Paulo

O avanço regional para o penúltimo estágio da quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus permite que estabelecimentos comerciais adotem regras de funcionamento menos restritivas

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/10/20  -  18:10
O comércio em Praia Grande teve o melhor resultado na geração de empregos, em outubro
O comércio em Praia Grande teve o melhor resultado na geração de empregos, em outubro   Foto: Carlos Nogueira/AT

O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (9), a reclassificação do Plano São Paulo, que estipula regras para flexibilização da quarentena.  A Baixada Santista e outras seis regiões passaram da fase amarela para a fase verde. A melhora nos indicadores, entre eles a taxa de ocupação hospitalar e de novas internações por covid-19, justifica a mudança de patamar local para a retomada consciente dos setores da economia. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


Com a reclassificação, anunciada durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, 76% da população do Estado de São Paulo entrará na fase verde do Plano SP. Essa etapa prevê a reabertura parcial de quase todas as atividades, inclusive cinemas e teatros. Os estabelecimentos, inclusive, poderão atuar com 60% da capacidade - na fase amarela era 40% para a maioria dos setores e academias 30%.


As demais regiões que avançaram para a fase verde foram: Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Taubaté e Região Metropolitana de São Paulo. O Vale do Ribeira permanece na etapa amarela e barretos retrocedeu à fase laranja. 


Sobre os riscos do aumento do número de casos e uma possível segunda onda da doença, ainda mais com a proximidade de feriados e temporada de verão, tanto o governador quanto o secretário de Saúde do Estado, Jean Carlo Gorinchteyn, afirmaram que as autoridades estão atentas às mudanças nos números da covid-19 e podem promover alterações de fases ou aumentar restrições.  



Já nas escolas, passa a ser permitido o dobro da atual liberação: passado do limite de 35% para 70% após duas semanas de permanência da cidade neste novo estágio.  


Vacina


Acima da fase verde está a azul, que seria considerado o normal. Gorinchteyn, no entanto, acredita que as regiões só atingirão esse patamar a partir da vacina ou se os casos cairem muito, ao nível das ocorrêncas de H1N1 (Influenza A), como usou de exemplo.


Logo A Tribuna
Newsletter