Algumas cidades da Baixada Santista sofrem com falta d'água; vídeo

Moradores de Guarujá, Peruíbe e Bertioga estão sem água nas torneiras de suas residências

Por: Maurício Martins & De A Tribuna On-line &  -  01/01/20  -  21:43

A temporada de verão mal começou e os moradores da região já começam a se queixar de um problema histórico: a falta de água. Os constantes investimentos e promessas da Sabesp para garantir o abastecimento parecem não surtir efeito, principalmente nas comunidades mais carentes. Nesta quarta-feira (1º), A Tribuna recebeu reclamações de quem mora em Guarujá, Peruíbe e Bertioga. Em bairros dessas cidades, o Ano Novo foi sem uma gota nas torneiras.


A empregada doméstica Vanderlene Gomes da Costa, de 51 anos, moradora do bairro Santa Cruz dos Navegantes (Pouca Farinha), em Guarujá, disse que a água começou a diminuir no Natal, com o aumento do fluxo de turistas na região. Nos últimos três dias, a situação piorou.


“A comunidade toda está sem água. Poxa, eu pago conta, é tudo regularizado. Reclamamos com a Sabesp, ficaram de verificar e sumiram. Passamos o Ano-Novo sem água, eu meu marido e meus dois filhos. Na temporada sempre acontece de o nosso bairro sofrer esse descaso”, diz Vanderlene.


Moradores dos bairros Enseada e Pae Cará também entraram em contato com a Reportagem reclamando do problema.


O aposentado Jaime Sapacuia Figueiredo, de 54 anos, mora no bairro Caraguava, em Peruíbe, e diz que já nem liga mais para as promessas de abastecimento normal. “Fiquei a noite em claro, sem água. Mas há anos é assim, a Sabesp nem nos atende mais. Vamos reclamar no Ministério Público, tentar abrir uma ação contra a Sabesp. Porque só mandar conta não adianta, precisa mandar água”, diz.


Em Bertioga, o Movimento Popular Salve o Rio Itapanhau divulgou um texto de repúdio aos serviços prestados pela Sabesp na Cidade e cobra as responsabilidades da Prefeitura e Câmara Municipal. “A Sabesp é uma empresa desonesta. Há décadas atua em Bertioga prestando serviços de péssima qualidade durante todo ano. Na alta temporada, o que é ruim chega à indecência. Falta água em praticamente todos os bairros, o que implica em problemas sérios para a vida e o bem-estar do morador e dos turistas que a visitam”, afirma o texto, citando que a situação piorou a partir do último dia 27.


Em nota, a Sabesp informou que vem mantendo o abastecimento de água aos moradores e turistas da Baixada Santista. A empresa reforça a distribuição em toda a região e o sistema funciona em sua capacidade máxima.


Equipes vêm vistoriando os endereços onde houve solicitação pelos canais de atendimento da Companhia. As emergências estão sendo atendidas por técnicos e caminhões-pipa, quando necessário.


Sabesp mantém medida que deixa casas sem água à noite em São Paulo
Sabesp mantém medida que deixa casas sem água à noite em São Paulo   Foto: Arquivo pessoal

Moradores estão sendo obrigados a utilizar baldes de água
Moradores estão sendo obrigados a utilizar baldes de água   Foto: Arquivo pessoal

Logo A Tribuna
Newsletter