Ainda dá tempo de adoçar o domingo de Páscoa de crianças carentes da região

Entidades e Fundo Social de Solidariedade de Santos ainda precisam de ajuda para alegrar a data de muitas pessoas

Por: Nathália de Alcantara  -  31/03/21  -  20:17
Vilas Criativas de Santos abrem vagas para curso gratuito de ovos de Páscoa
Vilas Criativas de Santos abrem vagas para curso gratuito de ovos de Páscoa   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A poucos dias da Páscoa, apesar do lockdown e da grave pandemia de covid-19, ainda dá para deixar a vida de centenas de crianças carentes um pouquinho mais doce. Além do Fundo Social de Solidariedade, entidades da região ainda precisam - e muito - de doações de delícias de chocolate.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em Santos, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) estendeu a arrecadação de ovos de Páscoa até esta quarta-feira (31). Tudo será destinado às mais de 100 entidades cadastradas no FSS.


Os interessados devem levar ovos de chocolate de 150 gramas na sede do Fundo Social (Av. Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada), das 10h as 16h.


Na Casa Vó Benedita, em Santos, ainda faltam de 100 a 120 ovos de Páscoa para tornar mais feliz o domingo dessas crianças. Só no abrigo, são 20 crianças e adolescentes de 2 a 16 anos, vítimas de abandono ou maus tratos.


Ainda é feito um trabalho com as famílias cujas crianças são atendidas na creche, que está temporariamente fechada por conta da pandemia.


A presidente da Casa Vó Benedita, Elizabeth Rovai, explica que as doações podem ser entregues na creche (Rua Uruguai, 11, Vila Nova), às quartas e sextas, das 9h às 17h. Ou ainda no abrigo, que fica na Rua Carlos Caldeira, 675, Santa Maria.


"Nós sempre precisamos de doações e não é diferente nessa época. A situação está muito difícil. Todas as delícias de chocolate que forem entregues serão muito bem-vindas".


Em São Vicente, a psicóloga da Lar de Acolhimento de Meninos e Meninas (LAM), Karoline Andrade Lima, diz que cada uma receberá só uma caixa de bombom. Hoje, o abrigo tem 20 meninos e meninas, de 4 meses a 15 anos, e o telefone para doações é 3464-3373.


"Foi o que recebemos, por enquanto. Estamos vivendo tempos muito difíceis e as doações caíram inclusive com relação aos ovos distribuídos durante a Páscoa".


Na Casa Crescer e Brilhar de São Vicente, ainda são poucos ovos de Páscoa para a quantidade de crianças. De 15 abrigados, foram recebidos 12 doações. São atendidos crianças e jovens vítimas de violências sofridas no meio familiar, que podem ser maus tratos, abandono, negligência, abuso sexual.O contato é pelo telefone 3463-5828.


"Sei que não é falta de vontade das pessoas que normalmente doam, mas uma questão de priorizar outras coisas. É um momento de insegurança que todos têm com relação o futuro. Não sabemos o que pode ser, o que podemos ter", diz o presidente da entidade, Fernando de Oliveira.


Outras metas


Em São Vicente, já foi arrecadada pelo Fundo Social a quantidade esperada de ovos de chocolate para atender as crianças das creches municipais e de algumas entidades que pediram. A entrega começou ontem, das 9h30 às 13h, e as famílias estão sendo avisadas pelas coordenadoras de cada unidade.


Já nas outras cidades da Baixada Santista, não houve campanha específica para a Páscoa. Os esforços estão concentrados na arrecadação de alimentos para distribuição de cestas básicas.


“Em tempos de pandemia, nossa preocupação maior está sendo em auxiliar a população carente com alimentos. Apesar de campanha feita junto a empresas e outras entidades, por causa das restrições sanitárias, mesmo a doação de mantimentos tem sido muito pequena neste ano”, diz o chefe do serviço administrativo e financeiro do FSS de Cubatão, Carlos Pimentel Mendes.


Mas, destaca ele, se alguma entidade quiser oferecer apoio às mais de sete mil famílias carentes cadastradas no município, pode entrar em contato pelo telefone 3372-5949 ou pelo e-mail fundosocial@cubatao.sp.gov.br. “Essa ajuda será muito bem recebida”.


Logo A Tribuna
Newsletter