Agências do INSS reabrem com pouco movimento em Santos e Guarujá

Unidades foram abertas para atendimento com hora marcada. Agendamentos poderão ser feitos somente à partir da próxima segunda-feira (21)

Por: Rosana Rife  -  17/09/20  -  15:12
Atualizado em 17/09/20 - 15:19
O projeto-piloto de perícia on-line para o recebimento do auxílio-doença é aposta para reduzir filas
O projeto-piloto de perícia on-line para o recebimento do auxílio-doença é aposta para reduzir filas   Foto: Carlos Nogueira/AT

Mesmo com autorização para as agências do INSS reabrirem com horário reduzido no Estado, o movimento foi fraco na manhã desta quinta-feira. Em Santos e Guarujá, os postos com permissão para atendimento na Baixada Santista ficaram praticamente vazios. Isso porque, nas unidades, somente podia ser atendido quem tinha hora marcada. Mas a agenda dos dois só foi liberada agora para a realização de atividades a partir de segunda-feira. Vale lembrar ainda que a perícia médica permanece suspensa por conta de decisão judicial.


Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


Situação que deixa o montador de móveis Álvaro Jorge Santos Júnior, 59 anos, preocupado. Ele esteve na unidade santista em busca de ajuda para tentar ingressar com o pedido de auxílio-doença devido a um problema na coluna. Ele já foi afastado pela empresa por três meses, mas precisa da perícia para contar com o dinheiro do benefício.


“Estou há duas semanas tentando protocolar o pedido pela internet e só dá erro. Também já tentei pela Central 135 e não consegui. Agora me orientaram a tentar o auxílio emergencial pelo aplicativo. É um salário (R$ 1.045,00). Não sei o que fazer, porque isso não paga nem metade das minhas contas”.


Já outra segurada que preferiu não se identificar contou que convocada para a operação pente-fino e foi em busca de informação. “Recebi uma carta pedindo para enviar alguns documentos e queria saber o que devo fazer já que não consegui agendar o atendimento”.


Agendamentos poderão ser feitos somente à partir da próxima segunda-feira (21)
Agendamentos poderão ser feitos somente à partir da próxima segunda-feira (21)   Foto: 21

Detalhes
As agências deveriam ter reaberto na última segunda-feira. Mas uma liminar obtida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo impediu a retomada das atividades presenciais. O INSS conseguiu reverter a decisão e os posto abriram as portas, mas com atendimento reduzido, das 7 às 13 horas, e somente para quem tiver marcado horá pelo portal Meu INSS, aplicativo ou central 135.


“Estamos recorrendo da decisão. O juiz se baseou em informações do INSS que não são reais. E, a princípio, como os peritos médicos não voltaram, também não faz sentido os servidores retornarem, porque a maioria dos trabalhos dos analistas e técnicos pode ser feito de forma remota. E orientamos os servidores a verificarem se os protocolos estão sendo seguidos, principalmente a questão da testagem", informa o presidente do sindicato, Pedro Totti.


Em Santos, o posto sofreu alterações. No local de espera, as cadeiras foram reduzidas e houve marcações para manter o distanciamento. Só poderão entrar 12 pessoas por vez. Elas terão a temperatura aferida e há dispensers de álcool em gel.


Foram colocados ainda protetores em acrílico nas baias de atendimento separando os servidores dos segurados. As medidas visam evitar a proliferação do novo coronavírus. Porém ainda há problemas, diz o diretor regional do sindicato, Idel Profeta Ribeiro.


"O nosso problema maior é que não está sendo feita a testagem e as nossas agências, com exceção de São Vicente, são com ar-condicionado central. No caso de Santos, a situação é mais grave porque o ar-condicionado está sem contrato de manutenção. Só isso já fere o próprio protocolo do INSS, que diz que precisa de climatização".


Logo A Tribuna
Newsletter